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Como calcular os custos de TI da empresa
Autor: Juarez Fortes Categoria: Arquivos Gestão de TI, Arquivos Infraestrutura de TI, Arquivos Planejamento Estratégico de TI, Arquivos Rastek Soluções em TI Comentários: Um Comentário

Como calcular os custos de TI da empresa?

Uma pergunta que recebemos com bastante frequência nas empresas é: como calcular os custos de TI da empresa? Sejam investimentos ou custos operacionais, a precisão desta informação impacta em todos os setores e na saúde geral das finanças da empresa.

É de extrema importância que o gestor, empresário ou administrador esteja ciente dos custos de investimento e operação de TI para o negócio. Desta forma é possível projetar e provisionar estes valores em orçamento, levando em consideração a incorporação destes custos ao preço final de venda de seus produtos e serviços.

Diversos problemas podem ocorrer quando os custos em TI não são provisionados corretamente pela empresa. Estes problemas vão desde funcionários perdendo produtividade devido à lentidão e mau funcionamento de computadores e outros recursos de rede, até sequestro de dados por hackers e vírus ransomware. Então, deve-se ainda levar em conta a prevenção de desastres como incêndios, enchentes, sobrecargas ou falta de energia elétrica por tempo prolongado, etc.

Categorias de custos: CAPEX e OPEX

Podemos dividir os custos em TI em duas categorias, assim como outros custos da empresa: CAPEX e OPEX. CAPEX são os custos de investimentos e aquisições de bens e serviços. Já OPEX são os custos operacionais, variáveis em função da operação.

Portanto, o CAPEX é um custo único onde é adquirido um bem ou serviço. Em contrapartida, o OPEX é um custo recorrente, anual, e que deve estar sempre presente no orçamento da empresa.

Além disso, é importante diferenciar os custos gerais da TI dos custos que variam de acordo com o número de colaboradores da empresa. Assim pode-se avaliar corretamente o custo em TI de cada funcionário de forma isolada.

Então para exemplificar o que estou falando, montei abaixo uma lista de alguns custos comuns às empresas, divididos em Custos Gerais e Custos por Funcionário.

CAPEX – Custos de Aquisição de Bens e Serviços

CUSTOS GERAIS:

  • Firewall
  • Servidor
  • Nobreaks
  • Dispositivos de rede (Switches, access points, roteadores, etc)
  • Site
  • Armazenamento para backup (storage)
  • Racks

CUSTOS POR FUNCIONÁRIO

  • Computador
  • Licença Windows
  • Estabilizador ou nobreak
  • Cabeamento de rede

OPEX – Custos Operacionais

CUSTOS GERAIS

  • Domínio
  • Hospedagem site
  • Gestão de TI: gerenciamento de servidores, firewall, e-mail, nuvem, etc
  • Backup em nuvem
  • Software de gestão – Assinatura básica
  • Acesso à internet
  • Licenças anuais de softwares de segurança e backup
  • Gerenciamento de mídias sociais e marketing online
  • E-mail marketing / automação de marketing
  • Comodato impressoras

CUSTOS POR FUNCIONÁRIO

  • Serviço de e-mail
  • Licenças de software de gestão
  • Licença de Microsoft Office
  • Licença de Antivírus
  • Suporte N1 e N2
  • Garantia estendida ou provisionamento de substituição de peças
  • Energia para computador

Portanto, neste exemplo é possível termos uma ideia dos custos que devem ser incluídos em seu orçamento para TI. Afinal, somente desta forma será possível administrar de forma correta a tecnologia da empresa. Assim, evita-se problemas de falta de recursos para investimentos, manutenção e aquisição de novos equipamentos para o correto funcionamento dos recursos de TI, que deve sempre visar a otimização de produtividade e lucratividade para o negócio.

Como calcular os custos de TI da empresa?

Visando ajudar gestores, empresários e administradores a chegarem a um melhor provisionamento de recursos para o setor de TI, desenvolvemos a Calculadora de Custos de TI. Esta planilha foi criada para reunir algumas das variáveis que definem os custos CAPEX e OPEX finais ao longo do tempo. Então, incluímos valores de custos aproximados mensais, anuais e quinquenais, de modo a formar um panorama de prazo um pouco mais longo.

Além disso, incluímos também um quadro comparativo entre os custos de Servidores Locais e Servidores em Nuvem, onde apontamos as principais diferenças entre as duas modalidades. Então não perca mais tempo! Clique na imagem abaixo e baixe a Calculadora de Custos de TI da Rastek Soluções para fazer um levantamento dos custos em TI da sua empresa!

Calculadora de Custos de TI para Empresas Rastek Soluções

 

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