Cookie banner: o que é, pra que serve e por que é importante?
Os cookie banners talvez sejam um dos aspectos “mais visíveis” de que uma empresa já realizou ou está em meio ao processo de adequação à LGPD. Por isso, hoje vamos aprofundar o assunto Cookie banner: o que é, pra que serve e por que é importante?
Mas antes de chegarmos ao “x” da questão, há uma perguntinha que precisa ser respondida primeiro:
O que são cookies?
Os cookies são pequenos arquivos de texto que são enviados pelos sites que você visita para o seu computador, e que ficam armazenados no seu navegador. Eles guardam informações que ajudam a identificar e diferenciar cada usuário pelos seus hábitos de navegação através de dados como termos pesquisados, conteúdos acessados, compras realizadas, alterações de configurações, etc.
A cada nova visita, o site consulta este banco de dados de cookies e “adapta-se” para cada usuário, apresentando informações relevantes personalizadas para cada visitante de acordo com seu histórico de navegação.
Em um exemplo simples: imagine que você está lendo um livro em um site e parou na página 9. Quando você voltar a visitar aquele livro naquele site de novo, o site vai identificar através dos cookies onde foi que você parou a leitura na última visita e continuar a exibição exatamente do ponto em que foi acessado pela última vez.
Cookie banner: o que é?
Nos últimos meses você já deve ter reparado que cada vez mais sites estão exibindo uma barra na parte inferior, geralmente em cor destacada e contrastante com o design geral do site, onde perguntam se você concorda em receber cookies para personalizar a experiência do usuário no site da empresa.
Este espaço, que agora é obrigatório, faz parte das exigências da Lei Geral de Proteção de Dados que está em vigor no Brasil desde setembro de 2020.
Trata-se, portanto, de um espaço que dá ao usuário a opção de visualizar os cookies, aceitá-los integral ou parcialmente, ou ainda rejeitá-los.
Cookie banner: pra quê serve?
Ao navegar na Internet deixamos uma série de “rastros” a cada pesquisa que fazemos e a cada clique que executamos. A LGPD, entre outras coisas, dá direito ao usuário de consentir ou não com a coleta e uso destes “rastros”, chamados dados de navegação. E estes dados de navegação podem ser utilizados para diversos fins.
Temos como exemplos a otimização e personalização do site para cada usuário de acordo com seu histórico de visitas e interesses, ações de marketing personalizado, rastreamento de tráfego, filmagem de usabilidade e experiência do usuário, integração com redes sociais, anúncios… E estas são apenas algumas das infinitas aplicações possíveis.
Privacy by default
O cookie banner serve então como espaço onde as empresas devem dar a seus visitantes a opção de não ter nenhum dado de navegação recolhido durante o uso e permanência no site. E mais: por conta da diretriz privacy by default – ou privacidade por padrão – a coleta de cookies deve ficar inicialmente desligada por padrão, sendo ativada somente após o consentimento expresso do usuário ao clicar em “Aceito” – o que na prática nem sempre acontece.
Seleção de Cookies
Dependendo do tipo de ferramenta utilizada haverá uma série de outras opções disponíveis para os usuários. Além das opções padrão de “Aceitar tudo” ou “Rejeitar tudo” que aparecem nos botões do cookie banner, há também a possibilidade de escolher quais cookies você quer ativar.
Desta forma, o usuário detém o poder de escolha absoluta sobre quais dados de navegação deseja compartilhar com a empresa. Repare na imagem acima que o cookie banner da Rastek Soluções em TI permite ao usuário escolher entre as categorias de cookies que deseja ativar, classificados como Obrigatórios, Preferências, Estatísticas e Marketing.
Cookie banner: porque é importante?
O cookie banner é importante porque é a garantia de que nenhum site ou empresa – em tese – vai coletar e utilizar dados dos visitantes de seus sites sem o expresso consentimento dos mesmos. Quando um usuário clica em “Rejeitar” na barra do cookie banner, o site fica impedido de coletar e armazenar qualquer dado relativo àquela visita.
Por exemplo: sabe quando você visita um site de uma loja, visualiza um produto e depois os anúncios daquele produto ficam “te perseguindo” em sites, redes sociais, onde quer que você vá na Internet? Esta prática é denominada remarketing, apresentar anúncios de produtos já visitados pelo usuário nos sites que ele visitar, e é altamente eficaz.
Porém, o remarketing fica tecnicamente impossibilitado se o usuário recusar os cookies do site da loja no início de sua visita. Afinal, sem a coleta de dados de navegação o site não consegue rastrear quais produtos foram visualizados pelo usuário durante sua visita, o que impede a exibição desta modalidade de anúncios personalizados.
Conte conosco
A Rastek Soluções em TI é uma das referências em adequação à LGPD no Rio Grande do Sul, e vem atuando junto a Sindicatos, Associações e Pequenas e Médias Empresas. Se você está em busca de um parceiro confiável para coordenar o projeto de compliance da sua empresa, preencha o formulário abaixo e aguarde o contato de nossa equipe!
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