Melhores práticas de backup para Pequenas e Médias Empresas

Voltar
Melhores práticas de backup para pequenas e médias empresas
Autor: Juarez Fortes Categoria: Arquivos Backup e Recuperação Comentários: 0

Melhores práticas de backup para Pequenas e Médias Empresas

Acredite ou não, até hoje vemos empresas no mercado que trabalham sem backup. Os dados são armazenados localmente, distribuídos entre os computadores dos usuários, sem políticas de acesso seguras e tampouco preocupação com a segurança e a continuidade do negócio. Por isso, hoje vamos falar sobre as melhores práticas de backup para pequenas e médias empresas.

A vida útil dos discos rígidos

Pouca gente sabe, mas todo HD (disco rígido) de computador ou servidor vai falhar um dia. Esta é uma afirmação que faço sem medo de errar, pois todos fabricantes informam a vida útil estimada dos discos que produzem. E geralmente os discos rígidos costumam falhar bem antes da estimativa.

Sua empresa está preparada para quando um HD que contém informações cruciais parar de funcionar?

A importância do backup de dados

Além de proteger contra falhas no HD, um backup tem várias outras utilidades:

  • Recuperar dados deletados acidentalmente;
  • Resgatar versões anteriores de arquivos modificados ou danificados;
  • Restaurar dados após desastres como incêndios, roubos, alagamentos, explosões, ou ainda ataques hacker ou infecções por vírus de sequestro de arquivos como os ransomwares.

O problema é que muitos empresários não se preocupam com isso, buscando soluções apenas depois que já ocorreu uma falha grave. Porém, após a falha, muitas vezes é impossível recuperar os dados. E dependendo do caso, havendo a possibilidade de recuperar dados perdidos em HDs, o custo de recuperação é bem alto e pode até inviabilizar o negócio.

Portanto, a principal função do backup é manter uma cópia dos dados para recuperar em qualquer caso, seja ele qual for.

Qual a melhor forma de realizar um backup?

Mas qual a melhor forma de realizar um backup? Qual a melhor mídia? Qual a melhor solução custo x benefício?

Essas perguntas podem ser respondidas de diversas formas, de acordo com as variáveis. Tudo depende do tamanho da empresa, do volume de dados, das possibilidades de investimentos e outras situações. A questão mais importante nisso tudo é: não dá para confiar e depender só em um backup, pois até o próprio backup pode falhar ou sofrer o problemas junto com o servidor.

Por exemplo, se a empresa for infectada por um vírus de ransomware que criptografa e sequestra todos os arquivos, inclusive os arquivos do backup armazenados em um HD externo plugado ao servidor.  Em um caso como este, a chance de perder todos os dados da empresa são muito altas, pois vírus que criptografam arquivos são bem complicados de reverter.

Melhores práticas de backup para Pequenas e Médias Empresas

A sugestão que dou para todos os empresários e gestores de Pequenas e Médias Empresas que desejam ter um backup barato e confiável é seguir a Regra 3 2 1 0:

3 – Possuir 3 Backups;
2 – Manter cópias do backup em 2 destinos diferentes;
1 – Ter pelo menos uma cópia fora da empresa;
0 – Zero erro.

Em termos práticos, sugerimos que os backups sejam mantidos da seguinte forma:

1 – Dois backups locais distintos: um em armazenamento de rede, outro em HD externo para recuperação;

2 – Um Backup em nuvem: que seja feito diária ou semanalmente, dependendo do volume de dados modificados diariamente e da internet que a empresa possui. Esta é a garantia extra em casos de desastres.

3 – Utilização de ferramenta de backup que realize teste de integridade: ou no mínimo uma realização de teste de recuperação manual periodicamente, para garantir a efetividade do backup.

Backup em Nuvem com custo reduzido

Atualmente, os backups em nuvem tem um custo bastante reduzido. Há planos em que o armazenamento em nuvem custa, mensalmente, R$ 0,10/GB armazenado. Então se a sua empresa empresa possui atualmente algo em torno de 100GB de dados, o seu backup em nuvem terá um custo mensal de menos de R$ 10,00.

Não corra riscos desnecessários com os dados e a continuidade da sua empresa. Se o seu negócio ainda não conta backups, faça-o o quanto antes e garanta as informações do seu negócio.

 

Conte conosco

A Rastek Soluções é especializada em rotinas de backup, seja ele local, em nuvem ou híbrido. Caso sua empresa esteja em busca de um parceiro confiável para gerenciar e automatizar as rotinas de backup, não hesite em entrar em contato conosco! Basta preencher os seus dados abaixo e aguardar o contato de nossa equipe!

 


Leia mais:

YouTube Live: Plano Emergencial de Continuidade do Negócio na Prática

 

Compartilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar