A importância do Backup Externo para Pequenas e Médias Empresas

Voltar
Backup Externo para Pequenas e Médias Empresas Rastek Soluções
Autor: Juarez Fortes Categoria: Arquivos Backup e Recuperação Comentários: Um Comentário

A importância do Backup Externo para Pequenas e Médias Empresas

Hoje vou falar sobre a importância de um backup externo para Pequenas e Médias Empresas. Como disse neste outro post, gestores de Pequenas e Médias Empresas, em geral, não dão a devida importância ao backup. É o clássico caso em que só há preocupações quando ocorrem problemas – como perda de dados – junto à impossibilidade de recuperação dos mesmos.

Até bem pouco tempo atrás, o único recurso disponível para fazer backup externo de Pequenas e Médias Empresas era o processo manual. Envolvia o uso de HD externo, fitas DAT ou LTO, e uma rotina manual do empresário ou gestor, que levava e trazia as mídias de backup da empresa para guardar em casa.

Esses processos, que parecem arcaicos hoje em dia, eram necessários. Afinal, a Internet “comum” usada até então não suportava o envio de grandes volumes de dados. Esta limitação técnica inviabilizava a realização de backups externos via Internet, algo impensável nesta época. Por isso, a rotina de backup manual era tão necessária.

A importância do Backup Externo para Pequenas e Médias Empresas

Riscos e problemas do Backup Externo Manual

Porém, este processo manual contava com diversos riscos e problemas, inerentes à modalidade:

  • Esquecimento de retirar o backup externo da empresa, ou de trazê0ki de volta, impedindo a realização de todos os backups agendados;
  • Risco de dano físico à mídia de backup utilizada, devido ao transporte diário da mesma;
  • Possibilidade de perda, roubo ou furto da mídia de backup no trajeto para casa. Alto risco de vazamento de dados importantes da empresa.

Atualmente, com o aumento da velocidade das conexões de internet, principalmente de upload, é possível realizar o backup em nuvem. Desta forma os dados da empresa ficam protegidos, e há garantia maior de segurança, acesso e recuperação dos dados em caso de desastres.

Backup em Nuvem é garantia contra desastres

Nem sempre as perdas de dados estão relacionadas à invasão de sistemas e à ação de hackers. Muitas vezes são desastres “comuns” que podem colocar os dados em perigo. Por isso, listei algumas das principais catástrofes contra os quais backups em nuvem são muito efetivos:

  • Incêndio do imóvel
  • Alagamento do local onde ficam armazenados servidor e backup local
  • Roubo ou furto do servidor e do backup local
  • Redundância para o backup local, caso haja falhas
  • Falhas de hardware do servidor ou do backup local

Mas vale lembrar também que a realização de backups na nuvem não significa que a modalidade de backup local não deva mais ser mais usada. Cada uma das modalidades tem a sua finalidade. Inclusive, recomendamos aos nossos clientes que mantenham os dois tipos de backup, de modo a utilizar a regra 321 para a criação de sua rotina de backups.

Existem diversos outros Eventos ou Desastres cujos cenários podem ser previstos para o desenvolvimento de ações de redução de impacto. Já fizemos alguns conteúdos sobre a prevenção de desastres e Planos de Continuidade do Negócio. Então, caso você tenha interesse em saber mais sobre estes temas, clique aqui.

Rotina de Backups 321

  • 3 – Possuir 3 Backups
  • 2 – Backups em 2 destinos diferentes
  • 1 – Pelo menos uma cópia de backup fora da empresa

Então, caso sua empresa esteja precisando de apoio para o planejar, desenhar, criar e monitorar as rotinas de backup em nuvem, conte com a ajuda da Rastek Soluções! Basta preencher o formulário abaixo e aguardar o contato de nossa equipe!

Conte conosco

A Rastek Soluções conta com mais de 12 anos de experiência no mercado de Transformação Digital e Gestão de TI. Então, caso sua empresa esteja precisando de apoio para o planejar, desenhar, criar e monitorar as rotinas de backup em nuvem, conte com a ajuda da Rastek Soluções! Basta preencher o formulário abaixo e aguardar o contato de nossa equipe!

 


Leia também:

Backup e Recuperação: De quem é a responsabilidade?

Compartilhar Post

Comentário (1)

  • A importância de um software de gestão para sua empresa Reply

    […] mantém os dados seguros em um mesmo local, do cadastro de clientes ao fluxo de caixa e estoque. As rotinas de backups automáticos também garantem que nada se perca, independentemente de imprevistos como acidentes no local ou […]

    15 de junho de 2020 at 03:55

Deixe uma resposta

Voltar