Sua empresa está preparada para o fim do suporte ao Windows 7?

Voltar
Fim do suporte ao Windows 7 Rastek Soluções
Autor: Juarez Fortes Categoria: Arquivos Licenciamento de softwares Comentários: 0

Sua empresa está preparada para o fim do suporte ao Windows 7?

A Microsoft possui um ciclo de vida para todos os seus produtos. Os sistemas operacionais, geralmente, tem um ciclo de vida de 10 anos considerando o suporte principal e o suporte estendido. Portanto, está programado o fim do suporte ao Windows 7 em janeiro de 2020. Isso impactará diretamente nas empresas que ainda utilizam este sistema operacional rodando em seus ambientes de TI.

Muitas empresas já vêm se preparando para essa mudança há algum tempo, substituindo gradativamente o sistema operacional de seus dispositivos. Desta forma é possível minimizar o impacto financeiro e operacional que essa substituição pode acarretar. Porém, as empresas que não realizaram essa troca e ainda nem iniciaram o planejamento terão que fazer um investimento maior a fim de substituir os sistemas operacionais. Ou admitir os riscos de ficar vulneráveis até que esses sistemas possam ser enfim substituídos na empresa.

O que termina com o fim do suporte ao Windows 7

  • Atualizações de segurança do Windows 7 – Isso deixará o sistema vulnerável a ataques e, consequentemente, a sua empresa também ficará mais vulnerável.
  • Atualizações de software – Não haverá mais nenhum tipo de atualização de software para a correção de problemas. Ou seja, seu sistema permanecerá como está e nunca mais haverá atualizações ou correções de erros do sistema operacional.
  • Suporte técnico – A Microsoft não oferecerá mais qualquer tipo de suporte ao software para correção de problemas.

Então, o fim do suporte ao Windows 7 não significa que os computadores deixarão de funcionar. Mas a partir do término do suporte haverá um aumento considerável do nível de risco das empresas ao utilizarem um software sem o devido suporte. Afinal, os atacantes costumam encontrar falhas nos sistemas que já não possuem mais suporte e começam a explorá-los para realizar ataques em massa nesse tipo de dispositivo, como ocorreu em 2017 com ataques de ransomware direcionados a quem ainda usava o Windows XP após o término do suporte.

O que a minha empresa deve fazer?

Sua empresa deve procurar o seu responsável pela TI para elaborar uma estratégia de aquisição e implantação de novos dispositivos. Esta é a ação recomendada pela Microsoft, pois os computadores de hoje são mais rápidos, leves, potentes e seguros. Além disso, possuem uma média de preço muito menor do que a dos computadores comuns de oito anos atrás.

E nos casos onde for possível, sempre realizar o upgrade para o Windows 10. Isso depende muito da configuração de cada dispositivo. Não é recomendável usar o Windows 10 em computadores muito antigos por questões de desempenho.

Para realizar o upgrade, é necessário comprar uma licença completa do Windows 10 PRO. Não há uma licença de upgrade do Windows 7 PRO para o Windows 10 PRO.

O que acontecerá se minha empresa continuar executando o Windows 7?

Se a sua empresa continuar usando o sistema após o fim do suporte do Windows 7, os computadores ainda funcionarão. Porém, a empresa ficará mais vulnerável a vírus e riscos de segurança. O computador continuará a ser inicializado e executado, mas não receberá mais atualizações de software, incluindo aí as atualizações de segurança da Microsoft.

Conforme explicado no post do blog da Microsoft em 12 de março de 2019, a Microsoft enviará diversas notificações de lembrete até o final de 2019 recomendando ações a serem executadas antes do fim do suporte ao Windows 7. Para saber mais sobre o fim do suporte ao Windows 7, você pode acessar www.microsoft.com/windows7.

Conte conosco

Caso sua empresa precise de apoio para avaliar a situação atual e realizar um planejamento da atualização do seu ambiente de TI, entre em contato conosco pelo formulário abaixo! Basta preencher os seus dados e aguardar o contato de nossa equipe!


Leia também:

Com novas ferramentas, Office 365 evolui e transforma-se em Microsoft 365

Compartilhar Post

Deixe uma resposta

Voltar