Windows Server 2012: o que fazer com o fim do suporte?

Voltar
Windows Server 2012
Autor: Juarez Fortes Categoria: Arquivos Continuidade dos serviços de TI, Arquivos Licenciamento de softwares, Arquivos Segurança da Informação Comentários: 0

Windows Server 2012: o que fazer com o fim do suporte?

A Microsoft anunciou o fim do suporte ao Windows Server 2012 / 2012 R2, que terminará oficialmente no dia 10 de outubro de 2023 após completar 10 anos de existência. Após esta data, esses produtos não receberão mais atualizações de segurança, correções de bugs e desempenho. Além disso, não haverá mais acesso ao suporte técnico da Microsoft.

Como o fim do suporte ao Windows Server 2012 impacta as empresas

Se a sua empresa utiliza essa versão do sistema operacional Windows Server 2012 / 2012 R2, após o dia 10/10/2023 o SO não receberá mais atualizações. Isso impacta questões de segurança, correção de bugs e outros problemas que podem afetar o funcionamento do servidor. Além disto, a Microsoft não prestará mais suporte técnico aos clientes deste produto.

Ao manter em utilização uma versão do Windows Server que não possui mais suporte da Microsoft, sua empresa fica vulnerável em relação a segurança. Afinal, as defesas do sistema não serão mais atualizadas contra as novas ameaças que surgem todos os dias. Ao mesmo tempo, o suporte técnico do fabricante será encerado. Portanto, não haverá a quem recorrer em caso de qualquer tipo de problema com o uso da ferramenta.

Como evitar problemas com o fim do suporte ao Windows Server 2012?

Para definir o que uma empresa pode fazer para resolver esta situação, é necessária a realização de uma análise do ambiente. Assim, é possível entender qual é o real uso do servidor e quais são as alternativas mais apropriadas para cada situação.

Geralmente, as empresas utilizam servidores internos para as seguintes atividades:

  • Servidor de aplicações;
  • Gerenciamento de usuários;
  • Servidor de arquivos.

Para cada uma dessas atividades existem alternativas as quais as empresas devem considerar para uma tomada de decisão assertiva sobre o que fazer com o servidor antigo, cujo suporte e atualizações foram descontinuados.

Abaixo, as opções do que pode ser feito em cada um dos casos.

Servidor de aplicações

Em casos em que o Windows Server 2012 é utilizado como servidor de aplicações, você deverá avaliar com a sua equipe de TI qual a melhor opção para seu caso:

  1. Migrar o software para a versão em nuvem fornecida pelo fabricante do software

    Esta modalidade elimina o uso de um servidor interno para manter a aplicação. O serviço é fornecido pelo fabricante do software na modalidade SaaS – Software as a service (Software como serviço em português). Nesta opção, o fornecedor é o responsável por gerenciar a capacidade, disponibilidade e segurança do serviços em nuvem. Já o cliente é responsável apenas pelo pagamento do serviço e gerenciamento de seus usuários.

  2. Migrar o software para um servidor dedicado em nuvem

    Neste cenário, a empresa contrata um servidor dedicado em algum serviço em nuvem (Azure, AWS, Google Cloud Plataform ou outro provedor de serviços em nuvem), e faz a instalação da sua aplicação neste servidor. Dependendo do tipo de sistema (Se é cliente-servidor ou web), poderá ser necessário a utilização de um serviço como o Remote Desktop ou Go-Global para acessar os recursos. Esta solução geralmente é mais cara do que a solução do fornecimento do software pelo próprio desenvolvedor do software e ainda gera necessidade de a empresa se preocupar com as questões de capacidade, disponibilidade, segurança e gerenciamento do ambiente em nuvem contratado.

  3. Trocar o servidor interno por um novo, com Windows Server 2022

    Neste cenário a empresa mantém a situação da forma como está, só atualiza o hardware e o sistema operacional. É necessário fazer uma migração da aplicação entre servidores, o que geralmente será feito pelo desenvolvedor da ferramenta.

  4. Trocar o servidor interno por um novo, utilizando Linux Server

    Caso a aplicação suporte Linux server, uma solução de custo menor é a troca do servidor utilizando o Linux Server ao invés do Windows Server. Assim, não há o custo de licenciamento Windows. É uma solução com custo menor, em comparação a solução 3.

 

Gestão de usuários

As empresas costumam utilizar o Active Directory do Windows Server 2012 para gerenciamento de usuários internos. Com ele, é possível criar um domínio interno para gerenciar o ambiente de forma mais segura e efetiva, realizando o controle das ações dos usuários nos recursos da rede.

Empresas que utilizam o Windows Server 2012 para gestão de usuários possue quatro linhas de ação para substituir o sistema operacional descontinuado:

  1. Trocar o servidor interno por um novo com a versão do Windows Server 2022

    Neste cenário, a empresa terá um investimento na compra de um novo servidor e o licenciamento Microsoft correspondente, mas não terá custo mensal como na primeira opção.

  2. Trocar o servidor interno por um servidor em Linux

    Dessa forma a empresa pode utilizar o mesmo servidor atual (Se ele ainda estiver dentro do ciclo de vida do fabricante do hardware) ou comprar um novo servidor e instalar o Linux para realizar esta função de controle de domínio. Neste cenário, a empresa terá um custo menor do que a opção 2, uma vez que não terá o custo de licenciamento Microsoft, que dependendo da quantidade de usuários da empresa, este custo pode ser bem significativo.

  3. Eliminar o uso de servidor local e utilizar a gestão de usuários em nuvem do Microsoft 365

    Neste cenário, a empresa pode eliminar o uso do servidor local e utilizar os serviços do Microsoft 365 para controle de usuários e registro de dispositivos. Dessa forma, a empresa terá o custo mensal das licenças do Microsoft 365 e nada mais. É importante ressaltar que alguns recursos de gerenciamento de usuários só estão disponíveis a partir da licença Microsoft 365 Business Premium, não estando disponíveis nas opções do Microsoft 365 Business Basic e Business Standard.

  4. Contratar um servidor em nuvem dedicado com o Windows Server 2022

    Este servidor dedicado poderá fazer o mesmo papel de Active Directory, utilizando a rede interna conectada com a nuvem através de uma VPN, com segurança. Neste cenário, a empresa terá o custo mensal com o servidor em nuvem locado. Além disso, pode necessitar de uma mão-de-obra mais especializada para a configuração e gerenciamento deste ambiente.

 

Servidor de arquivos

Empresas que utilizam o Windows Server 2012 como servidor de arquivos devem acompanhar a solução dada para o gerenciamento de usuários. Afinal, geralmente estes dois serviços andarão juntos.

  1. Continuar usando o servidor de arquivos em servidor interno com Windows Server

    Conforme apresentado no item 1 em “Gerenciamento de usuários”. Neste cenário, não há mudanças significativas para a empresa. Somente será atualizado o sistema operacional do servidor, não havendo impactos diretos aos usuários.

  2. Usar este serviço em um servidor interno com Linux Server

    Conforme apresentado no item 2 em “Gerenciamento de usuários”. Nesta opção, o sistema será modificado para Linux. No entanto, para os usuários, não haverá mudanças na forma de acesso aos arquivos. Estes continuarão sendo visualizados como pastas de rede. Exatamente da mesma forma em que faziam com o Windows Server 2012.

  3. Usar o mesmo servidor em nuvem dedicado contratado

    Assim os arquivos serão acessados em um servidor de arquivos em nuvem, através de conexão VPN.

  4. Usar os serviços de armazenamento em nuvem e gestão de arquivos do Microsoft 365: Sharepoint e OneDrive for Business

    Dessa forma, a empresa deixa de ter a responsabilidade de administrar um servidor, seja ele local ou em nuvem, e usará o serviço em nuvem do Microsoft 365. É uma solução mais flexível, com maior facilidade para acesso aos arquivos.

 

Resumindo

A decisão sobre o que fazer para substituir um servidor que utiliza o Windows Server 2012 / 2012 R2 após o fim do suporte passa por uma análise técnica. É necessário realizar uma avaliação de quais recursos são utilizados no servidor e identificar as alternativas possíveis para cada cenário. E, a partir disso, definir qual a melhor alternativa para a empresa.

Contar com uma empresa ou profissional interno capacitado para realizar esta análise e executar os procedimentos definidos também é um fator de extrema importância. Dessa forma, a empresa garante que não haja problemas nesta virada de chave de troca de servidor.

 

Conte conosco

A Rastek Soluções em TI está apta e preparada para ajudar sua empresa nesta tomada de decisão sobre o que fazer a respeito do Windows Server 2012. Portanto, não espere o fim do suporte para dar início ao seu processo de transição de servidor! Preencha o formulário abaixo e aguarde o contato de nossa equipe.

 

     

    Leia também

    Gestão de arquivos e usuários em nuvem é vital para as empresas

     

    Compartilhar Post

    Deixe uma resposta

    Voltar