Fim do suporte ao Microsoft 365 em computadores com Windows 10
A Microsoft anunciou recentemente que computadores que utilizam o sistema operacional Windows 10 não receberão as novas versões de aplicativos como Word, Excel, PowerPoint, Outlook e demais aplicativos integrantes dos pacotes Microsoft 365 e Office.
A decisão ocorre em razão do encerramento do ciclo de vida das atualizações do Windows 10, assim como já havia ocorrido com as versões Windows 7 e 8.1.
Os computadores com Windows 10 deixarão de receber as atualizações do Microsoft 365 a partir do dia 14 de outubro de 2025.
Qual o impacto para a sua empresa?
Na prática, significa que, a partir de outubro de 2025, quem continuar utilizando o Windows 10 deixará de receber atualizações, novos recursos e principalmente as correções de segurança nos aplicativos dos pacote Microsoft 365 e Office.
Isso deixará as empresas expostas a riscos, vulnerabilidades, incompatibilidades e até mesmo a eventuais interrupções nas rotinas de trabalho.
Além disso, com o avanço dos requisitos de hardware para a instalação do Windows 11, muitas máquinas que são utilizadas atualmente com Windows 10 não poderão ser atualizadas para o Windows 11, e precisarão ser substituídas por equipamentos mais modernos.
Sem o devido dimensionamento e planejamento, os impactos podem ser desastrosos para a operação e para o fluxo de caixa da empresa.
Como se preparar para essa transição?
O momento de planejar a atualização é agora. Afinal, a única maneira de manter o Microsoft 365 atualizado e funcionando plenamente será adotando o Windows 11 em todos os computadores da empresa. Porém, a migração para o Windows 11 prequer uma avaliação criteriosa, tanto do parque tecnológico quanto das licenças utilizadas pela empresa.
Adiar esse movimento pode ser catastrófico, acarretando em custos elevados no futuro, prejudicando a produtividade da operação e trazendo riscos totalmente evitáveis à segurança da informação da empresa.
Como a Rastek Soluções pode ajudar?
A Rastek Soluções atua desde 2008 como parceira estratégica de empresas de diversos portes e segmentos, liderando todo o processo de gestão de TI, atualização tecnológica e boas práticas de segurança da informação. Neste momento, os principais passos para enfrentar o fim do suporte ao Microsoft 365 no Windows 10 são:
1 – Diagnóstico completo do parque de máquinas
Antes de mais nada, é necessário dimensionar a quantidade de computadores afetados, bem como avaliar a compatibilidade dos equipamentos atuais com o Windows 11.
Afinal, a versão atual do sistema operacional da Microsoft exige compatibilidade com o TPM 2.0 (Trusted Platform Module), recurso que não está disponível em computadores mais antigos.
A ausência do TPM 2.0 pode tornar necessária substituição do maquinário atual por modelos mais recentes que dispõem desta tecnologia.
2 – Planejamento de aquisição de licenças e maquinário
Após o diagnóstico, a Rastek trará aos decisores as informações detalhadas sobre o licenciamento do sistema operacional Windows 11, do Microsoft 365 e aquisição de novos computadores, caso necessário.
Com uma avaliação criteriosa das necessidades da empresa, buscaremos sempre garantir o melhor custo-benefício para a demanda atual e futura.
3 – Gestão da migração
Com o dimensionamento completo, elaboramos um cronograma de execução seguro, visando causar o mínimo de impactos possíveis à rotina da operação. A configuração de computadores novos e atualizações podem necessitar, além de tempo, de novos treinamentos aos usuários.
4 – Consultoria de segurança
Depois que os computadores estão atualizados, realizamos também uma avaliação completa das boas práticas de segurança da informação da empresa. Assim, buscamos sugerir o aproveitamento de recursos nativos do Windows 11 e do Microsoft 365 para fortalecer a segurança da informação da sua empresa. Afinal, é necessário garantir a plena conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados e demais legislações vigentes.
5 – Suporte contínuo
Por fim e não menos importante, a Rastek Soluções oferece suporte completo e atendimento pós-migração para garantir o funcionamento pleno dos sistemas, além de auxiliar a empresa em eventuais ajustes.
E em caso de contratação do nosso suporte de TI, sua empresa ainda conta com o monitoramento completo da saúde e rotinas de atualização corretivas e preventivas, mitigando eventuais riscos e vulnerabilidades 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Por que escolher a Rastek?
A Rastek Soluções em TI é certificada como Microsoft Cloud Solution Provider por sua ampla experiência e comprovada expertise em implantação de soluções Microsoft.
Oferecemos suporte completo desde o diagnóstico inicial até o acompanhamento pós-migração, minimizando riscos, otimizando investimentos e garantindo a excelência de sistemas, redes e treinamento de usuários.
Se sua empresa ainda está utilizando computadores com Windows 10, entre em contato conosco o mais rápido possível para atualizar as máquinas, migrar para o Windows 11 e garantir o pleno funcionamento do Microsoft 365.
Basta preencher o formulário abaixo para iniciar o seu atendimento!
Leia também
Fim do suporte ao Windows 10 versão 21H2: o que você precisa saber
Deixe um comentário