Porque a sua empresa precisa de um Planejamento de TI (PETI)?

Voltar
Planejamento Estratégico de TI Rastek Soluções
Autor: Juarez Fortes Categoria: Planejamento Estratégico de TI Comentários: 3

Porque a sua empresa precisa de um Planejamento de TI (PETI)?

Se a sua empresa já chegou em um estágio de negócio em que realiza planejamentos estratégicos para o ano seguinte, chegou a hora de fazer o mesmo pela sua TI. Porém, abordar a TI de forma simples e superficial não basta. Este é um erro estratégico que algumas empresas cometem, e que pode trazer consequências negativas para o negócio. Por isso, o tema de hoje é porque a sua empresa precisa de um Planejamento de TI (PETI)?

A TI é um setor altamente estratégico para praticamente qualquer tipo de negócio hoje em dia. Afinal, a TI é responsável por gerir todas as atividades e soluções providas por meio da Informática. E isso engloba os processos envolvidos na criação, obtenção e gestão de dados, armazenamento, compartilhamento, acessibilidade e segurança.

Portanto, a Gestão e o Planejamento de TI precisam ser pensados de forma séria, profissional, embasada em informações sólidas e no conhecimento das melhores práticas do mercado. Desta forma, a sua TI torna-se um diferencial competitivo, com poder para trazer resultados positivos para a empresa.

A TI pode ser a chave para o sucesso ou fracasso do negócio. Tudo depende da forma como a Tecnologia da Informação for planejada, gerida e utilizada.

Planejamento Estratégico de TI Rastek Soluções

O que um Planejamento Estratégico de TI faz pela sua empresa?

As respostas são diversas. Mas, basicamente, um Planejamento de TI deve analisar todos os aspectos da TI de um negócio através de uma análise SWOT (ou FOFA). Em seguida, deve buscar apresentar as opções disponíveis no mercado, alinhando as expectativas e necessidades da empresa com as possibilidades. A partir daí, entram o estabelecimento de objetivos e metas, implantação e por fim o acompanhamento das ações estratégicas definidas no Planejamento de TI.

As áreas mais comuns a serem abordadas em um Planejamento Estratégico de TI (PETI), em geral, são:

  • Segurança da Informação: Vulnerabilidades, pessoas, meios de segurança, produtos e ferramentas, etc;
  • Infraestrutura de TI: Servidores, virtualização, computadores, rede, impressoras, softwares, gerenciamento de acesso, de mudança, etc;
  • Plano de Continuidade de Serviços de TI: Backups locais e em nuvem, formas de recuperação, virtualização de servidores;
  • Serviços em Nuvem: Hospedagem do site, e-mails, arquivos, backups;
  • Definição de Softwares: Escolha de softwares para o uso do negócio, ERPs, CRMs, Fluxos de trabalho, Financeiro, Jurídico, Design, entre outros;
  • Sites e Sistemas: Informações gerais sobre tendências para sites, informações de sistemas, Intranet;
  • Marketing Digital: Inbound Marketing, Blog Corporativo, Técnicas de SEO, Anúncios, Posicionamento, Gestão de Branding Online e de Relacionamentos em Mídias Sociais;
  • Gestão de TI: Interna ou Terceirizada?
  • Prestadores de Serviço: Como escolher? Como gerenciar e medir?
  • Privacidade: Gaps em tecnologia para adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

O Planejamento de TI não deve ser apenas um dos capítulos do Planejamento Estratégico da empresa. Portanto, recomendamos fortemente que o Planejamento Estratégico de TI seja feito de forma isolada do planejamento geral do negócio. É preferível, inclusive, que o Planejamento de TI seja um anexo do planejamento geral. Assim, é possível um aprofundamento maior em algumas questões, além de privilegiar uma visão mais ampla das possibilidades, necessidades e desafios da TI da sua empresa.

Planejamento Estratégico de TI Rastek Soluções

Alguns motivos para documentar o Planejamento Estratégico de TI

A Informática e a Tecnologia da Informação, hoje, têm relações intrínsecas com o core de qualquer negócio moderno. Afinal, coletar, criar e gerir dados faz parte do fluxo de processos das empresas, independentemente do setor de atuação. Portanto, um bom planejamento e gestão de TI são fundamentais para manter as empresas saudáveis e crescendo. E mais: o setor de TI têm alto índice de Retorno Sobre Investimento. Por isso, pode ajudar a alavancar os processos e a produtividade do negócio, obtendo como consequência um aumento no faturamento da empresa.

A TI pode ser o diferencial da sua empresa no mercado

O mercado é altamente competitivo. Por isso, toda e qualquer vantagem comercial é mais do que bem vinda. Existe uma alta demanda por velocidade no fluxo de processos, operações e logística. E há também um enorme volume de troca de informações entre as empresas, clientes, colaboradores e fornecedores.

E aí reside um dos segredos que pode ajudar a sua empresa a se diferenciar no mercado: conseguir coletar, armazenar, interpretar e utilizar estes dados a favor da empresa. Uma boa gestão de dados é um diferencial estratégico formidável, e oferece uma vantagem comercial inestimável.

Afinal, o fluxo de dados permite que você acompanhe o histórico das interações dos clientes com a empresa, a periodicidade de suas compras e o volume de seus tickets médios. Além disso, pode-se ainda auferir o nível de satisfação com seus produtos, atendimento e o relacionamento com a sua marca de um modo global.

Um bom trabalho de TI integrado ao time de Marketing Digital pode trazer valiosos insights de inteligência de mercado e sobre o comportamento dos consumidores e da concorrência, tornando-se assim um dos principais diferenciais competitivos das empresas.

A gestão da Informação é fundamental para o seu negócio crescer

Todo empreendedor já passou pelo drama de perder um colaborador antigo. Aquela pessoa que estava desde o início na empresa, que sabia tudo sobre a operação, conhecia bem os clientes e todo o cenário de atuação da empresa. Com a saída de um profissional destes a empresa perde, além da força de trabalho, todos os anos de experiência e informação coletados ao longo de sua jornada.

Por isso, além do Planejamento e Gestão de TI, é preciso pensar também na Gestão do Conhecimento Interno da empresa. Criar, registrar, compartilhar, proteger e, principalmente, usar e estes conhecimentos importantes a favor da empresa.

A TI tem um papel importantíssimo a desempenhar neste sentido, pois fomenta a cultura da criação, colaboração e compartilhamento de conhecimento interno. E vai além, pois zela pela manutenção, acessibilidade e segurança dos dados, garantindo a incorruptibilidade dos mesmos. Assim, o conhecimento interno da empresa é preservado, e estará sempre disponível quando necessário.

A TI é um motor da Inovação

Dizer que “a tecnologia revoluciona o mundo” é um clichê bastante batido. Basta citar aplicativos como Uber e AirBnB para perceber exemplos de como a tecnologia pode ser disruptiva e inovadora em qualquer setor, mesmo os tradicionais e consolidados como transporte e hospedagem.

Por isso, cada vez mais as empresas investem em TI e soluções tecnológicas para aprimorar seus processos, serviços e atendimento. Afinal, quem não inova fica pra trás. Os dias em que o setor era visto como meramente operacional e responsável por “manter os computadores e impressoras funcionando e os e-mails fluindo” ficaram no passado.

Atualmente a Tecnologia da Informação está cada vez mais alinhada à atividade-fim do negócio, buscando agilizar processos e otimizar fluxos, visando sempre aumentar a produtividade e o faturamento das empresas. Por conta disso, organizações e gestores que relutam em profissionalizar o seu Planejamento e Gestão de TI correm um sério risco de perder relevância no mercado. Isso pode acontecer por terem ficado obsoletos, ou simplesmente por serem menos ágeis do que a concorrência e acabarem ultrapassados.

Faça um Planejamento Estratégico de TI com especialistas

A Rastek Soluções conta com mais de 12 anos atuando no mercado gaúcho de TI. Nossos profissionais são altamente capacitados, certificados pelas principais empresas de tecnologia e especializados em uma ampla gama de hardwares, softwares e infraestrutura para Pequenas e Médias Empresas.

Portanto, se você está em busca de um parceiro estratégico qualificado para colaborar com o Planejamento e Gestão da TI da sua empresa, considere entrar em contato conosco para conhecer as nossas soluções e metodologia. Faremos uma avaliação global da sua TI  – totalmente sem custos ou compromisso – para que você disponha de dados claros e assertivos para uma decisão importante como a definição do futuro da TI da sua empresa.

Para entrar em contato conosco, basta preencher o formulário abaixo:


Leia também:

O site da sua empresa é responsivo?

Compartilhar Post

Comentários (3)

  • Infográfico: 5 passos para migrar sua empresa para nuvem Reply

    […] de importância. Este passo é estrategicamente importante, pois também poder integrar os Planos Estratégicos de TI (PETI) e Plano de Continuidade do Negócio […]

    9 de junho de 2020 at 03:54
  • Tiago Silva Reply

    Conteúdo assim vale ouro, Muito obrigado por compartilhar
    conosco!
    Abraços…

    9 de março de 2021 at 03:40
  • Marcio Roberto Reply

    Gostei da sua publicação e consegui tirar algumas dúvidas
    que eu tinha e não sabia ao certo onde procurar para
    poder esclarecer.

    18 de março de 2021 at 01:53

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar