Comunicação de admissão e demissão de colaboradores para a TI

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Comunicação de admissão e demissão de colaboradores para a TI
Autor: Juarez Fortes Categoria: Arquivos Gestão de TI, Arquivos Segurança da Informação Comentários: Um Comentário

Comunicação de admissão e demissão de colaboradores para a TI

Uma situação que ocorre com bastante frequência é a falta de comunicação de admissão e demissão de colaboradores para a TI. Estas situações podem gerar diversos problemas, uma vez que na maioria dos casos novos colaboradores já iniciaram o trabalho e o setor de TI não foi informado.

Por conta desta inversão na ordem dos processos, muitas vezes estas solicitações são geradas em cima da hora. Cadastros e criações de conta são feitos com pressa, em uma “correria” desnecessária, que só serve para aumentar o risco de erros. E como consequência da falta de padronização podem ocorrer atrasos no início do trabalho do novo colaborador.

Porém, é no ato da demissão onde há maiores chances de problemas. Afinal, nestes casos existe o risco de a pessoa continuar acessando os recursos e informações sensíveis da empresa, podendo utilizá-los de forma indevida, até mesmo com dolo e má fé.

Um ex-colaborador insatisfeito pode causar danos severos aos dados e sistemas a que ainda tem acesso. E é por isso que suas contas e logins devem ser bloqueados e desabilitados anteriormente à formalização da demissão, evitando alterações e perda de histórico de arquivos e e-mails.

Para realizar a comunicação de admissão e demissão de colaboradores de forma correta e assertiva, é necessário que exista um processo de TI exclusivo para essa finalidade. Este processo deve ter como ponto de partida o preenchimento de um formulário padronizado a ser enviado à TI, geralmente por meio eletrônico, onde constarão todas as informações necessárias para que a TI possa criar ou bloquear/excluir um usuário em todos sistemas e recursos da empresa.

Formulário de Entrada e Saída de Colaboradores

Benefícios da Comunicação de admissão e demissão de colaboradores para a TI

  • Formaliza solicitações da área de Recursos Humanos junto à TI;
  • Padroniza o Fluxo de Informação;
  • Garante a execução dentro de um processo pré-estabelecido;
  • Previsibilidade de início de atividades do novo colaborador.

Importância da comunicação de admissão à TI

  • Realizar todos os cadastros de TI necessários, como criação de usuário na rede, e-mail, sistemas, no menor prazo possível;
  • Preparar estação de trabalho e computador do usuário com perfil e e-mail devidamente configurados;
  • Provisionar o tempo necessário para a equipe de TI realizar esses procedimentos, sem avisos em cima da hora e pressão.

Importância da comunicação de demissão à TI

  • Executar o processo padrão de TI para demissão de colaboradores, garantindo a eliminação de todos os perfis e acessos;
  • Aviso prévio para que a TI bloqueie acessos, evitando a deleção de arquivos e e-mails;
  • Realização de backup da máquina do usuário antes da comunicação da demissão, garantindo cópia de todo conteúdo armazenado localmente sem interferências.

Conclusão

Como você pode ver, a comunicação de admissão e demissão de colaboradores para a TI é extremamente importante por diversas razões. Os motivos vão desde questões operacionais até questões técnicas e de segurança. Portanto, não fazê-la adequadamente gera riscos desnecessários ao negócio, que podem e devem ser evitados com a simples adoção de um formulário padronizado para essa movimentação.

Por isso, caso sua empresa ainda não conte com um processo padronizado entrada e saída de colaboradores para informar à TI, a Rastek Soluções pode colaborar! Entre em contato conosco pelo formulário abaixo!


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Comentário (1)

  • Francisco Reply

    Matéria interessante!

    Você teria algum modelo de formulário?

    Grato,

    Francisco

    17 de março de 2020 at 09:04

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