Bolware: a ameaça cibernética que frauda boletos bancários

Voltar
Bolware Rastek Soluções
Autor: Alexandre Bertolazi Categoria: Arquivos Proteção de Dados, Arquivos Segurança da Informação Comentários: 0

Bolware: a ameaça cibernética que frauda boletos bancários

Em uma sociedade digitalizada, a cada dia surgem novos alertas em segurança cibernética. E uma ameaça nem tão nova assim vem ganhando cada vez mais destaque: o bolware, uma fusão entre “boleto” e “malware”.

Seu objetivo é alterar dados em boletos bancários, colocando em risco transações financeiras e causando prejuízos substanciais. Portanto, nesta matéria, vamos explicar o funcionamento do bolware, seus riscos, impactos e medidas de proteção para manter as transações seguras.

O que é bolware e como funciona

O termo “bolware” refere-se a um tipo de software malicioso que modifica informações em boletos bancários. Ele age de forma discreta e silenciosa, alterando detalhes como código de barras, valor a ser pago, beneficiários e data de vencimento.

Por atuar nas sombras, essa ameaça pode prejudicar transações comerciais e pagamentos essenciais. Assim, é capaz de causar transtornos imensos tanto aos pagadores quanto recebedores de boletos.

Disseminação e Propagação

O bolware geralmente se espalha por meio de links maliciosos presentes em e-mails de phishing ou anexos aparentemente legítimos. Uma vez que infecta um dispositivo, ele pode agir de maneira furtiva, modificando boletos antes de chegar aos destinatários. Por outro lado, caso o infectado seja o recebedor, o bolware pode modificar os boletos quando abertos no dispositivo infectado.

Pior ainda, ele pode ser implantado nos servidores de e-mail, ampliando o alcance de seus danos.

Riscos e Impactos do bolware

A ameaça representada pelo bolware é alarmante. Imagine uma empresa que emite ou recebe boletos para pagamentos. Caso a empresa emissora, o recebedor – ou ambos – sejam infectados pelo malware, o valor pode ser desviado para contas controladas por criminosos, resultando em perdas financeiras significativas para pagadores e recebedores.

Além disso, a confiança dos clientes pode ser abalada, exigindo esforços hercúleos para identificar e corrigir boletos afetados.

Como proteger sua empresa contra bolware?

Para minimizar os riscos do bolware, algumas medidas de proteção são indispensáveis, tais como:

  1. Educação e Conscientização: Treinar funcionários para identificar e-mails de phishing e links suspeitos. A conscientização é uma das primeiras linhas de defesa.
  2. Cautela com Downloads: Muitos bolwares são distribuídos através de downloads e links maliciosos, por isso é fundamental ter cautela ao navegar na internet, evitar downloads e cliques em links não confiáveis durante a navegação.
  3. Verificação de Boletos: Verificar cuidadosamente detalhes antes de efetuar pagamentos.  Verifique se o início do código de barras bate com os dados do banco informado no boleto. Verifique se os valores, beneficiários e datas de vencimento estão corretos.
  4. Atualizações e Segurança: Manter sistemas e softwares atualizados para reduzir vulnerabilidades.
  5. Ferramentas Antimalware: Utilize soluções antimalware confiáveis e atualizadas para proteger seus dispositivos contra ameaças. Opte sempre por utilizar soluções do tipo EDR ou XDR, que além de ter as funções tradicionais de antivírus, possuem recursos de inteligência artificial para identificar ameaças ainda desconhecidas pelos antivírus tradicionais.
  6. Validação de Fontes: Certifique-se de que os links e anexos em e-mails sejam provenientes de fontes confiáveis.

Parcerias de confiança para proteção

Para enfrentar o desafio do bolware, contar com parceiros confiáveis é fundamental. A Rastek Soluções em TI se destaca nesse cenário, pois desde 2008 oferece soluções avançadas de proteção cibernética.

Com uma equipe altamente especializada, a empresa auxilia na mitigação dos riscos e na construção de defesas sólidas contra ameaças digitais. Seguindo os mais rígidos padrões internacionais de qualidade, a Rastek Soluções está apta a identificar e mitigar qualquer tipo de ameaça digital.

O bolware é uma ameaça real e em constante evolução, e que requer atenção imediata. A proteção de dados e transações financeiras é uma prioridade, e as medidas preventivas são cruciais para manter-se à frente das ameaças e evitar prejuízos.

A segurança cibernética é um esforço contínuo e, com conscientização, parcerias sólidas e práticas de segurança bem estabelecidas, é possível proteger os ativos financeiros e as informações essenciais contra essa ameaça silenciosa.

Portanto, faça verificações periódicas contra vírus e malware.

E caso precise de ajuda neste processo, não hesite em preencher o formulário abaixo para solicitar atendimento de nossa equipe especializada em Segurança da Informação.

 

     

    Leia também

    Engenharia social: como proteger sua empresa e colaboradores

    Compartilhar Post

    Deixe uma resposta

    Voltar