O site da sua empresa é responsivo?

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O site da sua empresa é responsivo Rastek Soluções Gestão de TI
Autor: Alexandre Bertolazi Categoria: Arquivos Gestão de TI Comentários: 0

O site da sua empresa é responsivo?

O site da sua empresa é responsivo? Em pleno ano de 2020 esta pergunta pode parecer boba diante da grande quantidade de dispositivos móveis que circulam por aí. Porém, muitas dentre as Pequenas e Médias Empresas contam com sites feitos já há alguns anos, e que não dispõem das tecnologias mais modernas.

Então, a primeira pergunta a se fazer é: Você sabe o que é design responsivo?

O que é design responsivo

Responsividade é uma característica que um site pode ter de se adaptar a qualquer tamanho de tela, em qualquer tipo de dispositivo. Seja em computadores com telas Full HD, Smart TVs de 42″, tablets ou celulares, um site moderno precisa ter a capacidade de ajustar o seu tamanho e os elementos do seu layout para a melhor exibição possível.

No início do uso de sites para celulares, a ideia inicial era fazer com que a versão normal dos sites feitos para computador coubessem inteiros na página do celular, como se fosse “compactado”. Entretanto, isso dificultava bastante a navegação, pois os textos, links e elementos clicáveis ficavam pequenininhos demais, difíceis de ler e e de clicar.

Sites mobile

Em seguida vieram os sites mobile, versões resumidas dos sites tradicionais que apresentavam o conteúdo com um layout bem mais simplificado do que a versão para desktops. Estas páginas são construídas separadamente, em um projeto independente do site padrão. O endereço dos sites mobile começa com uma indicação de que se trata de um site móvel, como m.site.com.br ou mobile.site.com.br.

Este tipo de site ainda é bastante utilizado, principalmente por portais de notícias e sites que contém muito conteúdo.

Tecnologia AMP: Accelerated Mobile Pages

Os sites mobile são projetados para serem leves e consumirem menos dados do que as versões para desktop. Porém, nem sempre a qualidade da conexão móvel colabora, e em muitos países mesmo as versões mobile dos sites apresentam lentidão. Foi preciso então encontrar uma solução para dar velocidade ao carregamento das páginas.

A resposta foi o nascimento da tecnologia AMP, sigla para Accelerated Mobile Pages, ou Páginas Móveis Aceleradas em tradução livre. Como o nome já diz, com o AMP as páginas móveis são então otimizadas visando um carregamento simplificado e praticamente instantâneo em dispositivos móveis como celulares e tablets.

Em 2014 a Google já havia informado ao mercado que passaria a privilegiar sites com versões mobile em buscas feitas pelo celular. E no exemplo abaixo, podemos ver uma página otimizada, em que a sigla AMP aparece destacada no resultado de busca. É notório também que a página carrega praticamente de forma instantânea.

O site da sua empresa é responsivo?

Você sabe se o seu site é responsivo e bem visto pelo Google? A Ferramenta para Desenvolvedores Mobile Friendly criada pela Google faz uma análise completa do seu site, apontando os pontos fortes e as melhorias a serem realizadas. Basta clicar neste link para avaliar se o seu site segue as melhores práticas de programação e velocidade para aparecer nas primeiras páginas de resultado do Google.

 

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