Cronograma de Implantação LGPD: Rastek e a adequação interna

Voltar
Cronograma de Implantação LGPD
Autor: Juarez Fortes Categoria: Arquivos LGPD Comentários: 0

Cronograma de Implantação LGPD: Rastek e a adequação interna

Desde o início de 2019 tenho contato com o tema LGPD, a nova Lei Geral de Proteção de Dados. O tempo foi passando e fui buscando maiores informações sobre o tema, mirando em como iríamos posicionar a Rastek nesse assunto que é de extrema relevância para o futuro das empresas de uma forma geral. Afinal, trata-se de uma lei aplicável a qualquer tipo de empresa. Por isso, a Rastek Soluções em TI já executa internamente o seu Cronograma de Implantação LGPD.

Após estudos superficiais baseados em leitura de artigos e informações na Internet, resolvi fazer um curso para me tornar um DPO (Data Protection Officer) certificado pela Assespro-RS. Este foi um dos cursos pioneiros no Brasil para formação de profissionais para atuarem como Encarregado de Dados. Esta será a nomenclatura utilizada na legislação brasileira para o profissional que atuará nessa área nas empresas.

Planejando o Cronograma de Implantação LGPD

Antes de iniciar a criação do Cronograma de Implantação LGPD propriamente dito, comecei fazendo um levantamento do que a empresa já tinha à disposição e o que ainda faltava adquirir. Além de fatores como o meu próprio conhecimento e capacitação em relação ao tema, acrescentei ainda o escopo do projeto, o nosso posicionamento enquanto empresa de tecnologia e a definição de futuras parcerias-chave a fim de explorar as diversas oportunidades que a implantação da LGPD traz ao mercado.

Pessoal – Busquei definir qual caminho irei traçar no que diz respeito às qualificações necessárias para me tornar um profissional que atua com LGPD de forma consistente. Nesse sentido, tenho buscado estudos relacionados à Segurança da Informação, através das normas de padrão internacional como ISO 27001 e ISO 27701. Tenho buscado também estudos relacionados à LGPD de forma mais geral, com cursos e livros a respeito do tema. Busco ainda tirar a certificação EXIN – Privacy and Data Protection e EXIN – Information Security Foundation based on ISO IEC 27001 ainda em 2020.

Implantação Interna na Rastek  – Definição do escopo do projeto para implantação interna da LGPD, com a criação do planejamento, cronograma, atividades, responsabilidades, e tudo mais que envolve o projeto de implantação da LGPD na prática interna da Rastek Soluções em TI.

Posicionamento da Rastek – Definição de como iremos posicionar a Rastek no que diz respeito à LGPD, definindo quais serviços iremos ofertar (Serviços de TI, de Segurança da Informação, DPO terceirizado, venda de produtos relacionados à LGPD, treinamentos, etc). Existem diversas oportunidades de negócios relacionados à tecnologia com essa nova legislação, e a forma como a Rastek se posicionará depende do conhecimento da legislação e das tecnologias e processos necessários para a implantação da LGPD em empresas.

Definição de Parcerias – Definição de parcerias para apoio à implantação da LGPD, tanto para a implantação interna da Rastek quanto para clientes, como também parceria para indicação mútua. Escritórios de Advocacia, Contabilidade, Empresas de Consultoria em Gestão e processos, entre outras oportunidades de parcerias existentes.

 

Pandemia adia ações e força replanejamento

Em março de 2020 teve início a pandemia de coronavírus, que mudou todo o planejamento da Rastek (e do mundo inteiro). Os assuntos ligados à LGPD foram especialmente impactados, já que o tema passou para segundo plano para que a empresa pudesse focar nas questões impactantes do início da pandemia. Afinal, a Rastek Soluções oferece projetos de planejamento e execução de Migração para a Nuvem, setor onde tivemos um aumento expressivo.

Neste período inicial da pandemia também foi necessário ajustarmos as rotinas de Trabalho Remoto e Home Office, tanto externamente para os nossos clientes quanto também internamente na Rastek.

Passada esta fase, iniciei o planejamento do Cronograma de Implantação LGPD na Rastek. No meu entendimento, não poderíamos sair vendendo serviços relacionados à LGPD se não estivéssemos “com a casa pronta” e com a LGPD bem encaminhada internamente. Afinal, não acredito naquele ditado que diz que “em casa de ferreiro, o espeto é de pau”.

Na minha visão, em casa de ferreiro o espeto deve ser de ferro – o mais bonito e bem feito de todos os espetos. Afinal, não faz o menor sentido vender algo que sequer utilizamos dentro da nossa própria empresa. Assim, penso que tudo aquilo que indicamos aos nossos clientes precisa ser implantado e validado internamente através da aplicação da solução.

Desta forma, sempre podemos garantir a efetividade das soluções que apresentamos e entregamos aos clientes.

Então, após todos os estudos e definições do caminho a ser percorrido, definimos um cronograma executável baseado nas possibilidades reais que temos para implantar a LGPD. Afinal, todas as empresas contam com recursos limitados, como tempo, pessoas e recursos financeiros. Portanto é preciso otimizar os recursos e continuar com a operação da empresa – que não pode parar nunca – paralelamente à execução do Cronograma de Implantação LGPD.

Abaixo, disponibilizo um modelo resumido do Cronograma de Implantação LGPD que estamos executando, e que pode servir como inspiração para o seu negócio.

 

 

LGPD Rastek

Conte conosco

A Rastek Soluções em TI é uma empresa que atua há mais de 12 anos nos segmentos de Transformação Digital e Gestão de TI para empresas. Contamos com profissionais altamente qualificados e com certificado para atuação como Data Protection Officer (DPO). Portanto, se você está em busca de um parceiro sólido e confiável para guiar a sua empresa neste momento crucial de adequação à LGPD, conte conosco! Basta preencher o formulário abaixo e aguardar o contato de nossa equipe para inici

 


Leia também:

LGPD em vigor: qual é o impacto para as empresas?

 

Compartilhar Post

Deixe uma resposta

Voltar