Como implementar home office na sua empresa?

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Escritório em Nuvem Rastek Soluções Gestão de TI
Autor: Alexandre Bertolazi Categoria: Escritório em Nuvem, Home Office, Serviços em nuvem Comentários: Um Comentário

Como implementar home office na sua empresa?

A pandemia do coronavírus Covid-19 está causando uma crise sem precedentes. Medidas extremas foram adotadas no mundo todo incluindo restrições de deslocamento, fechamento de fronteiras e isolamento social. Como o vírus dissemina-se através do contato entre as pessoas, a principal recomendação da OMS é: “fique em casa”. As empresas viram-se imediatamente obrigadas a adaptarem-se a esta realidade emergencial. Por isso, implementar home office na sua empresa tornou-se uma das maneiras mais eficazes de evitar a exposição dos colaboradores aos riscos de contágio.

Afinal, a tecnologia atual permite que a produtividade das equipes não dependa da presença física nas dependências da empresa. Reuniões podem ser substituídas por videoconferências, e o contato humano presencial pode ser mediado pelo contato virtual.

Para ajudar as empresas a passarem por este momento delicado da melhor maneira possível, a Rastek Soluções desenvolveu um plano emergencial de migração para a nuvem. Com isso, possibilitamos que as empresas liberem seus colaboradores para trabalharem de casa de um dia para o outro. A transição é fácil, rápida e altamente segura.

Confira a solução completa clicando aqui ou através do link: https://rasteksolucoes.com.br/servicos/migracao-emergencial-para-nuvem

Como funciona a implementação de home office para os colaboradores da minha empresa?

O trabalho remoto via home office baseia-se em três pilares:

1. Comunicação:

O principal fator de produtividade é permitir que seus colaboradores consigam comunicar-se como se estivessem em um dia normal no escritório. Soluções como chats privados, videoconferências, edição simultânea de documentos online e agendas compartilhadas permitem que as pessoas trabalhem sem sair de casa. E, ainda assim, permaneçam totalmente conectadas com seus colegas e líderes através das ferramentas online.

2. Acesso:

O segundo fator mais importante para garantir uma atuação em home office com qualidade é a garantia de acesso. Todos os documentos e arquivos necessários para que os colaboradores possam desempenhar normalmente suas funções como se estivessem presentes no escritório físico precisam estar disponíveis. O armazenamento e compartilhamento em nuvem de arquivos – ou até sistemas inteiros – permite que os times possam acessar os arquivos, documentos e sistemas de seus home offices como se estivessem em um dia normal de trabalho no escritório físico.

3. Segurança:

Disponibilizar o acesso a arquivos sensíveis e sistemas estratégicos através da Internet pode gerar uma sensação de vulnerabilidade, como se a empresa estivesse abrindo brechas para que hackers entrem, copiem, modifiquem e até mesmo roubem dados. Porém, a Rastek Soluções garante a solidez da segurança dos dados da sua empresa através de sistemas de acesso remoto altamente confiáveis e seguros, e que exigem autenticação de dois fatores para garantir que somente os seus colaboradores consigam acessar os sistemas da empresa. E ninguém mais.

Qual a estrutura mínima que os colaboradores precisam para trabalhar via home office?

O acesso à nuvem corporativa exige que alguns equipamentos básicos obrigatórios estejam disponíveis na casa do colaborador para que ele possa desempenhar suas funções remotamente. São eles:

Computador:

É a principal ferramenta para o trabalho remoto. Podem ser utilizados notebooks ou laptops (definir configurações mínimas recomendadas). De acordo com a legislação brasileira, quem deve fornecer a estrutura básica é a empresa. Porém neste momento emergencial atípico, os colaboradores devem ser encorajados a utilizar seus próprios computadores a fim de acelerar o processo de adoção do trabalho remoto.

Internet rápida:

Todo o trabalho remoto via home office acontece através da Internet. Portanto, é obrigatório que os colaboradores tenham acesso à uma rede rápida e sem gargalos. Caso o colaborador tenha uma Internet lenta ou instável, a empresa deve providenciar um upgrade de conexão ou um plano 4G que permita um acesso rápido, estável e ininterrupto à Internet.

Câmera, microfone e fones de ouvido:

A realização de reuniões por videoconferência exige estas três ferramentas, obrigatoriamente. Felizmente, hoje em dia a grande maioria das pessoas conta com smartphones que podem ser utilizados para as reuniões online, caso não haja disponibilidade de webcam e microfone em seus desktops ou notebooks.

O que você precisa fazer para implementar home office na sua empresa?

A Rastek Soluções desenvolveu um plano emergencial para implementar home office na sua empresa o mais rápido possível. Logicamente, tudo depende da complexidade da operação e das particularidades da sua empresa. Porém, para a grande maioria das organizações que já atendemos, foi possível disponibilizar os sistemas totalmente funcionais na nuvem e acessíveis via home office em apenas 24 horas.

Portanto, se você tem interesse em adotar um modelo de Escritório em Nuvem e permitir que seus colaboradores trabalhem de casa, preencha o formulário abaixo e aguarde o contato de nossa equipe!


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