Gmail corporativo terá design repaginado e novas funções

Voltar
Gsuite Gmail Corporativo Rastek Soluções
Autor: Alexandre Bertolazi Categoria: Arquivos E-mail Empresarial, Arquivos Escritório em Nuvem, Arquivos Gestão de TI, Arquivos Google Workspace, Arquivos Migração para a Nuvem Comentários: 0

Gmail corporativo terá design repaginado e novas funções

O Google iniciou nesta semana um processo de atualização para usuários da suíte de ferramentas de produtividade GSuite. O Gmail corporativo terá o seu design repaginado, além de receber e uma série de novas funcionalidades para tornar o produto mais competitivo no mercado empresarial.

Apresentado no mês passado pela gigante de Mountain View, o novo design do Gmail corporativo passa a contar com uma integração com o serviço de videochamada e reuniões Google Meet, além de chat de texto e suporte a grupos. A mudança visa aproximar as funcionalidades do tradicional serviço de e-mail ao que é oferecido por serviços concorrentes no segmento de produtividade.

 

Alterações visam otimizar o fluxo de trabalho

O conceito por trás das novidades apresentadas é a otimização do fluxo de trabalho. Após análise dos feedbacks dos clientes, a Google conseguiu captar a necessidade de integração entre as diversas ferramentas oferecidas pela empresa, a fim de facilitar a fluidez dos processos.

Entendendo que a maioria dos usuários começa sua jornada de trabalho checando os e-mails, o Gmail corporativo foi o escolhido para centralizar estas ações. Assim, as novas integrações pretendem facilitar a transição entre as ferramentas utilizadas durante o trabalho em equipe online, evitando a perda de foco.

As atualizações serão iniciadas pela plataforma mobile do Gmail corporativo, que passará a contar com atalhos para as outras ferramentas no “pé” da tela. Além do e-mail, estarão disponíveis acessos rápidos ao Chat para conversas de texto com os colegas de trabalho; ao Meet para chamadas de vídeo ou reuniões com a equipe. Mas a grande novidade fica por conta do Rooms, sobre o qual falaremos mais abaixo.

 

atualização Gmail corporativo

Google Rooms: uma resposta ao Slack e Microsoft Teams

Na apresentação, a Google diz que o Gmail deve transformar-se na “sua nova casa para o trabalho”. O Rooms – ou Salas em bom português – se propõe a centralizar todo o fluxo de trabalho entre as equipes, de modo semelhante ao que entregam hoje os softwares concorrentes Microsoft Teams e Slack.

Porém, o Rooms promete ir além: pretende integrar todos os serviços que o GSuite oferece para”reunir as coisas”. A ideia é facilitar a navegação, otimizando a busca e compartilhamento de arquivos armazenados no Google Drive. Portanto, com a integração será possível conversar via chat com os colegas, iniciar videochamadas e acessar arquivos sem precisar sair ou minimizar a plataforma Gmail, tanto em sua versão web como na versão mobile.

Outras novidades do Google GSuite

Além do novo espaço de colaboração que pretende reunir de forma inteligente pessoas, arquivos, conteúdos e tarefas, os novos recursos apresentados incluem:

Facilidade de pesquisa

O novo Gmail corporativo vai integrar resultados do chat, arquivos e tarefas à poderosa ferramenta de pesquisa Google, facilitando a localização de conversas e arquivos de trabalho.

Otimização da colaboração via chat

O novo chat passará a integrar funcionalidades aprimoradas como compartilhamento de arquivos e de tarefas. A ideia é transformar o Rooms em uma espécie de Gerenciador de Projetos, e facilitar a co-edição de arquivos, compartilhamento e acompanhamento de tarefas em tempo real.

Priorização de tarefas

O espaço Google de trabalho integrado se propõe a ajudar as pessoas a priorizarem suas tarefas de modo a manter o foco durante as horas de trabalho. Assim como já acontece no Gmail tradicional com o lembrete de e-mails não respondidos, haverá a possibilidade de “fixar no topo” as Salas com as discussões prioritárias, ou marcar chats como “importantes” ou “não importantes”. E como não poderia deixar de ser, opções como “Não Perturbe” ou “Estou fora do escritório” também estarão presentes.

 

Conte conosco

A Rastek Soluções em TI conta com mais de 12 anos de atuação no mercado gaúcho de Transformação Digital e Gestão de TI. Com profissionais altamente capacitados, a Rastek integra o seleto grupo de empresas que contam com os selos Microsoft Cloud Solution Provider e Google Cloud Partner. Por isso, se você está em busca de um parceiro sólido, confiável e com larga experiência em projetos de migração para a nuvem, conte conosco! Basta preencher o formulário abaixo e aguardar o contato de nossa equipe!

 


 

Leia também:

Ferramenta do Google ensina a identificar ataques de phishing por e-mail

 

Compartilhar Post

Deixe uma resposta

Voltar