O que é o Microsoft 365 e como ele pode ajudar a sua empresa

Voltar
o que é o microsoft 365
Autor: Alexandre Bertolazi Categoria: Arquivos Microsoft 365 Comentários: 0

O que é o Microsoft 365 e como ele pode ajudar a sua empresa

Qualquer pessoa que tenha utilizado um computador com Windows conhece o pacote Office da Microsoft. Ele foi desenvolvido em meados dos anos 1990, e continha programas como processador de texto, planilhas de cálculo, banco de dados, apresentações gráficas e cliente de e-mails. Porém, em março de 2020 o Microsoft Office recebeu uma série de novidades e passou por um rebranding completo, mudando inclusive de nome. Por isso, hoje descobrir: afinal, o que é o Microsoft 365?

Breve histórico

O primeiro anúncio da plataforma Office foi feito em 1998 por Bill Gates na Comdex, em Las Vegas. A primeira versão do Microsoft Office continha apenas os programas Word, Excel e PowerPoint. E logo tornou-se padrão nos escritórios do mundo todo, que tornaram-se dependentes também do Office além do sistema operacional da Microsoft, o Windows.
Ano após ano, o pacote Office veio agregando novos programas, integrações e funcionalidades até chegar à integração total com a nuvem e a Internet. Foi quando nasceu o Office 365.

O Microsoft Office 365

A troca para “Office 365” não foi uma mera mudança de nome. Foi uma alteração profunda no coração do modelo do negócio de como o produto Office era vendido. O pacote Office sempre foi vendido com uma licença vitalícia para uso do software. Ou seja: uma vez comprado, o pacote de programas seria seu para sempre. O ponto negativo é que o custo de aquisição de muitas licenças acaba ficando bastante alto, especialmente para clientes corporativos que precisavam licenciar o Office para centenas, até milhares de computadores. Ou para clientes com negócios pequenos demais para bancar o valor do licenciamento.

O novo modelo de negócio do Office 365

A partir daí, é possível pagar uma assinatura pelo uso do pacote, em vez de adquirir uma licença definitiva para chamar de sua. Preparando-se para atender de empresários individuais à megacorporações, a Microsoft montou planos de assinatura que atendessem às necessidades dos mais variados modelos e tamanhos de empresa.

Ou seja: conseguiu oferecer uma opção financeiramente viável àqueles negócios que costumavam utilizar o software da Microsoft pirata (sem licença). E, ao mesmo tempo, conseguiu também baratear os custos de licenciamento de software das grandes corporações.

E por fim, ainda alterou um de seus modelos de negócio de “venda de licença de software” para “modelo de assinatura de Software as a Service” (Saas).

Porém, o que pouca gente sabe é que esta transição não é uma coisa recente! A primeira versão do Microsoft Office 365 foi lançada em 2013, rodando os aplicativos Word, Excel, PowerPoint e afins direto no navegador, sem a instalação dos aplicativos localmente na máquina. Todas estas novidades vieram evoluindo e recebendo aprimoramentos desde então, até chegar ao…

O que é o Microsoft 365O que é o Microsoft 365

O Microsoft 365 é o pináculo daquilo que foi iniciado com o lançamento do pacote Microsoft Office. Hoje, as funções do Microsoft 365 vão muito além dos meros aplicativos de escritório. Entendendo que a nova realidade mundial é conectada e móvel, a Microsoft buscou centralizar o trabalho colaborativo online. Desta forma, criou um hub de produtividade para conectar pessoas, serviços e aplicativos.

Microsoft Teams

O Teams é o cerne da experiência do usuário do Microsoft 365. A partir dele, é possível gerenciar todos os fluxos e processos, arquivos, e-mails, agenda e demais atividades inerentes ao trabalho. Gratuito desde que começou a pandemia mundial de covid-19, o Teams centraliza, integra, organiza e avisa. Agendas, reuniões, ligações em áudio, vídeo ou somente chat em texto, está tudo lá. Democrático, o Teams ainda permite integrar uma série de aplicações web direto ao programa. Você encontra uma lista completa das integrações possíveis neste link.

Microsoft liberou o Teams gratuitamente para ajudar as empresas a trabalharem remotamente durante a pandemia de covid-19

Microsoft OneDrive

O OneDrive é um espaço de “armazenamento pessoal” de cada colaborador dentro da empresa. Seu tamanho varia de acordo com o tipo de plano que a empresa assina, e está disponível desde o plano básico.

Microsoft SharePoint

O SharePoint pode ser utilizado como um “servidor em nuvem” da empresa. Esta não é exatamente a função para a qual ele foi desenvolvido, mas é um dos possíveis usos desta ferramenta. O SharePoint está apto a armazenar arquivos e vai além: você pode desenvolver o site da sua empresa nele ou até mesmo hospedar ali a sua intranet, por exemplo. O SharePoint também está disponível desde o plano mais básico de assinatura.

Microsft Exchange

O Microsoft Outlook é o gerenciador de e-mails que acompanhou o Microsoft Office fielmente durante muito tempo. Porém, com o upgrade para solução corporativa o mercado passou a exigir uma ferramenta mais robusta e segura para gerenciar os e-mails empresariais. E o Microsoft Exchange é exatamente isso: uma solução robusta e extremamente segura para lidar com segredos comerciais e empresariais. O Exchange também integra o Microsoft 365 desde o plano Business Basic.

Microsoft Word, Excel e PowerPoint

Logicamente a Microsoft não deixaria de fora seus famosos aplicativos de escritório. Word, Excel e PowerPoint estão presentes em todos os planos de assinatura do Microsoft 365. Porém, na versão Business Basic, os aplicativos estão disponíveis apenas em sua versão web, que pode ser utilizada através do navegador na Internet. Já a opção de instalar os aplicativos localmente em cada máquina está disponível a partir do plano Business Standard.

A grande novidade é que no Microsoft 365 estes aplicativos foram todos turbinados com a adição de Inteligência Artificial. O Word agora conta com ferramentas de verificação de plágio e correção inteligente. E o PowerPoint recebeu um “assistente de apresentações” que avalia a sua voz e forma de apresentar e dá dicas para que sua palestra não fique monótona, apenas para citar dois exemplos.

Planos e Preços

O Microsoft 365 busca atender a qualquer tipo de negócio, do Microempreendedor Individual à megacorporação. Assim, a empresa desenvolveu planos de assinatura que cabem no seu orçamento, independentemente do tamanho do negócio.

Cada faixa de preço agrega novas funcionalidades e aplicativos, visando atender às necessidades dos mais diversos modelos de negócio.

Entre em contato pelo formulário abaixo e solicite um orçamento personalizado para as necessidades e número de funcionários da sua empresa.

Conte conosco

A Rastek Soluções em TI é certificada pela Microsoft e faz parte do seleto grupo de empresas que são reconhecidas como Microsoft Cloud Solutions Provider. Isso significa que a Microsoft atesta que a Rastek possui toda a expertise necessária para planejar, implementar, executar a migração para a nuvem e treinar as equipes após a adoção das soluções do Microsoft 365.

Por isso, se você está em busca de um parceiro sólido e confiável para conduzir a sua empresa na adoção da solução de produtividade e colaboração Microsoft 365 com segurança e eficiência, basta preencher o formulário abaixo e aguardar o contato de nossa equipe!

 


 

Leia também:

Com novas ferramentas, Office 365 evolui e transforma-se em Microsoft 365

Compartilhar Post

Deixe uma resposta

Voltar