Comunicação de admissão e demissão de colaboradores para a TI
Uma situação que ocorre com bastante frequência é a falta de comunicação de admissão e demissão de colaboradores para a TI. Estas situações podem gerar diversos problemas, uma vez que na maioria dos casos novos colaboradores já iniciaram o trabalho e o setor de TI não foi informado.
Por conta desta inversão na ordem dos processos, muitas vezes estas solicitações são geradas em cima da hora. Cadastros e criações de conta são feitos com pressa, em uma “correria” desnecessária, que só serve para aumentar o risco de erros. E como consequência da falta de padronização podem ocorrer atrasos no início do trabalho do novo colaborador.
Porém, é no ato da demissão onde há maiores chances de problemas. Afinal, nestes casos existe o risco de a pessoa continuar acessando os recursos e informações sensíveis da empresa, podendo utilizá-los de forma indevida, até mesmo com dolo e má fé.
Um ex-colaborador insatisfeito pode causar danos severos aos dados e sistemas a que ainda tem acesso. E é por isso que suas contas e logins devem ser bloqueados e desabilitados anteriormente à formalização da demissão, evitando alterações e perda de histórico de arquivos e e-mails.
Para realizar a comunicação de admissão e demissão de colaboradores de forma correta e assertiva, é necessário que exista um processo de TI exclusivo para essa finalidade. Este processo deve ter como ponto de partida o preenchimento de um formulário padronizado a ser enviado à TI, geralmente por meio eletrônico, onde constarão todas as informações necessárias para que a TI possa criar ou bloquear/excluir um usuário em todos sistemas e recursos da empresa.
Benefícios da Comunicação de admissão e demissão de colaboradores para a TI
- Formaliza solicitações da área de Recursos Humanos junto à TI;
- Padroniza o Fluxo de Informação;
- Garante a execução dentro de um processo pré-estabelecido;
- Previsibilidade de início de atividades do novo colaborador.
Importância da comunicação de admissão à TI
- Realizar todos os cadastros de TI necessários, como criação de usuário na rede, e-mail, sistemas, no menor prazo possível;
- Preparar estação de trabalho e computador do usuário com perfil e e-mail devidamente configurados;
- Provisionar o tempo necessário para a equipe de TI realizar esses procedimentos, sem avisos em cima da hora e pressão.
Importância da comunicação de demissão à TI
- Executar o processo padrão de TI para demissão de colaboradores, garantindo a eliminação de todos os perfis e acessos;
- Aviso prévio para que a TI bloqueie acessos, evitando a deleção de arquivos e e-mails;
- Realização de backup da máquina do usuário antes da comunicação da demissão, garantindo cópia de todo conteúdo armazenado localmente sem interferências.
Conclusão
Como você pode ver, a comunicação de admissão e demissão de colaboradores para a TI é extremamente importante por diversas razões. Os motivos vão desde questões operacionais até questões técnicas e de segurança. Portanto, não fazê-la adequadamente gera riscos desnecessários ao negócio, que podem e devem ser evitados com a simples adoção de um formulário padronizado para essa movimentação.
Por isso, caso sua empresa ainda não conte com um processo padronizado entrada e saída de colaboradores para informar à TI, a Rastek Soluções pode colaborar! Entre em contato conosco pelo formulário abaixo!
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Comentário (1)
Matéria interessante!
Você teria algum modelo de formulário?
Grato,
Francisco