A importância da Conscientização e Treinamento em Cibersegurança

Voltar
Conscientização e Treinamento em Cibersegurança Rastek Soluções
Autor: Alexandre Bertolazi Categoria: Arquivos Conscientização e Treinamento, Arquivos LGPD, Arquivos Segurança da Informação Comentários: 0

A importância da Conscientização e Treinamento em Cibersegurança

Com o aumento exponencial das ameaças cibernéticas e crimes digitais, a reação lógica de governos e empresas é fortalecer suas defesas e sistemas de segurança da informação. Porém, de nada adianta implementar processos e boas práticas de segurança se elas não forem seguidas pelas pessoas que, de fato, utilizam estas ferramentas no dia-a-dia. Por isso, hoje vamos abordar estes dois temas e discorrer sobre a importância da Conscientização e Treinamento em Cibersegurança.

Qual a diferença entre Conscientização e Treinamento em Cibersegurança?

Embora ambos os termos pareçam tratar da mesma coisa, eles tratam de conceitos e ações bem diferentes um do outro. A Conscientização visa promover uma profunda mudança cultural não somente no ambiente de trabalho, mas também nas práticas diárias da vida pessoal. Já o Treinamento é focado em técnicas e ações práticas específicas que visam atingir um objetivo claro, especialmente na implementação de novos processos e ferramentas.

Para ambos os casos, utilizaremos como exemplo o “uso de senhas fortes” a fim de exemplificar de modo claro as profundas diferenças entre os programas de Conscientização e Treinamento em Cibersegurança.

Conscientização em Cibersegurança

A conscientização, como o próprio nome sugere, remete a “trazer algo à consciência” ou “estar ciente de algo”. No contexto de Cibersegurança e Segurança da Informação, a conscientização cumpre um papel bastante amplo.

As ações ou programas de conscientização têm por objetivo “trazer à consciência” dos colaboradores a existência de ameaças cibernéticas e os riscos que elas representam. E também ampliar o escopo de que estes riscos não estão limitados ao ambiente de trabalho: estão presentes no dia-a-dia do colaborador, na empresa e na vida pessoal.

Abordando o exemplo escolhido do “uso de senhas fortes”, um programa de conscientização terá por objetivo explicar os fatores teóricos e sociais para ensinar aos colaboradores porquê eles devem utilizar senhas fortes.

Esta conscientização hipotética poderia mostrar a evolução das trancas, cadeados e chaves ao longo da História até chegar às senhas modernas que utilizamos, apontando os riscos e desastres que podem ser causados pelo roubo ou violação de cofres, gavetas ou computadores. E também apresentar – de modo geral – como são avançadas as técnicas e softwares utilizados pelos criminosos digitais e que são capazes de “descobrir” senhas fáceis em questão de segundos.

A conscientização visa, portanto, contextualizar para todos os colaboradores – de todos os níveis, do operacional ao C-level – o porquê da necessidade de se ter cuidado com as senhas, sejam elas do sistema da empresa ou das redes sociais do funcionário. Também serão explicados de modo teórico os riscos associados, os prejuízos e as consequências acarretadas – no trabalho e na vida pessoal – de quem tem senhas fracas descobertas por cibercriminosos.

Treinamento em Cibersegurança

Depois de explicar porquê é importante ter senhas fortes e os riscos e consequências que podem acontecer ao ter senhas roubadas ou descobertas, chega a hora de aprender como criar senhas fortes na prática.

Agora que os colaboradores já possuem o conhecimento e a contextualização necessárias para entenderem as ameaças a que estão expostos, chega o momento de orientar ações práticas, ensinar técnicas e apresentar as ferramentas que os ajudarão a criar e manter suas senhas fortes em segurança.

Portanto, o Treinamento em Cibersegurança visa capacitar os colaboradores a serem autossuficientes na gestão das boas práticas diárias, adotando processos e ações pró-ativas para reduzir a exposição a ameaças e, é claro, descobrir, identificar e mitigar possíveis brechas que ainda estejam porventura abertas.

Fica claro então que os programas de Conscientização e Treinamento em Cibersegurança se complementam. Na conscientização será explicado porquê determinada ação é importante, e no treinamento serão dadas as orientações práticas de como os colaboradores devem proceder para alcançar os objetivos propostos com ações padronizadas para todos.

Junho é o mês da Conscientização e Treinamento em Cibersegurança na Rastek

Durante o mês de junho de 2022 a Rastek Soluções em TI iniciou uma série de ações continuadas de Conscientização e Treinamento em Cibersegurança. Com o intuito de ampliar a disseminação de conhecimentos, boas práticas e também de fortalecer o ecossistema de Segurança da Informação no qual a Rastek está inserida, foram selecionados também alguns fornecedores-chave para participar deste programa.

Para tal, a Rastek está utilizando a plataforma Hacker Rangers, que adota um layout moderno, colorido e descontraído para apresentar as temáticas de Segurança da Informação de modo lúdico e gamificado. Os conteúdos de conscientização e treinamento são apresentados em textos e vídeos, onde os participantes ganham pontos ao realizarem testes de conhecimento e ações relacionadas aos temas propostos.

Desta forma, são abordados temas complexos de forma leve e divertida, promovendo uma saudável competição entre os colaboradores que disputam entre si os prêmios oferecidos para os primeiros colocados na plataforma. Porém, nem tudo é competição, já que uma das ações que mais dão pontos na plataforma é, justamente, “ajudar um colega”.

Conscientização e Treinamento em Cibersegurança Hacker Rangers
Plataforma Hacker Rangers promove conscientização e treinamento gamificado e divertido

Inicie um programa de Conscientização e Treinamento na sua empresa

A Rastek Soluções em TI atua desde 2008 no mercado sul-brasileiro de Tecnologia da Informação e Transformação Digital, otimizando infraestruturas e processos e agregando valor às empresas através do uso de soluções tecnológicas de ponta. Desde 2020 a Rastek atua como uma das empresas pioneiras em adequação à Lei Geral de Proteção de Dados para pequenas e médias empresas, que também inclui os programas de Conscientização e Treinamento em Cibersegurança.

Portanto se a sua empresa está em busca de um parceiro sólido e com experiência comprovada, conte conosco! Basta preencher o formulário abaixo e aguardar o contato de nossa equipe:

     

    Leia também:

    Como fortalecer a segurança da informação na nuvem da sua empresa

     

    Compartilhar Post

    Deixe uma resposta

    Voltar