Hacker Rangers: Conscientização e Treinamento em LGPD

Voltar
Conscientização e Treinamento em LGPD
Autor: Alexandre Bertolazi Categoria: Arquivos Conscientização e Treinamento, Arquivos LGPD, Arquivos Segurança da Informação Comentários: 0

Hacker Rangers: Conscientização e Treinamento em LGPD

O mês de junho marcou a implantação do programa interno de Conscientização e Treinamento em LGPD da Rastek Soluções. Em parceria com a plataforma Hacker Rangers da Perallis Security, colaboradores da Rastek e alguns fornecedores-chave foram convidados a participar da capacitação.

Programa interno de Conscientização e Treinamento em LGPD da Rastek Soluções

A Rastek Soluções dedicou o mês de junho à conscientização e treinamento de seus colaboradores. Pensando sempre em oferecer aos nossos clientes soluções que já testamos e aprovamos internamente, optamos pela realização deste programa através da plataforma Hackers Rangers.

Com os ótimos resultados obtidos, firmamos parceria com a Perallis Security, empresa responsável pela plataforma Hacker Rangers. A partir de então, estamos aptos a disponibilizá-lo a todas as empresas interessadas para apoiar a sua adequação à LGPD.

O que é o Hacker Rangers?

É uma plataforma que visa promover a cultura de cibersegurança corporativa através da gamificação. A plataforma apresenta vídeos, textos e questionários em um ambiente online colorido e descontraído. Assim, o Hacker Rangers promove a disseminação de informações e boas práticas cruciais para o sucesso da adequação das empresas ao novo regramento proposto pela Lei Geral de Proteção de Dados de forma lúdica e descomplicada.

Abordando temas relacionados à segurança de dados tanto no ambiente da empresa quanto em home office, a plataforma apresenta a nova legislação e suas exigências de forma simples e clara, apoiada por exemplos e situações comuns à rotina de trabalho dos colaboradores.

O que é gamificação, mesmo?

O termo gamificação é um neologismo a partir do termo em inglês para jogos, games. Gamificar significa “transformar em jogo”, deixando a abordagem mais leve. Desta forma, assuntos complexos – como segurança da informação – são apresentados de forma lúdica, descontraída e competitiva facilitando o aprendizado ao incorporar elementos comuns aos jogos de videogame e computador como bônus, pontuação, rankings, medalhas, etc.

Como funciona o programa de Conscientização e Treinamento em LGPD Hacker Rangers?

Com abordagem totalmente gamificada, a plataforma Hacker Rangers traz um sistema de pontuação que premia os participantes conforme avançam em suas jornadas de aprendizado. Os usuários ganham pontos assistindo às aulas, respondendo aos questionários e reportando ciberatitudes positivas.

Os rankings são atualizados semanalmente e, ao final de cada mês, os colaboradores com a maior pontuação alcançada durante a realização do programa são premiados de acordo com seu desempenho.

Internamente a plataforma é dividida em diferentes módulos, sobre os quais falaremos um pouco abaixo:

Hacker Rangers: Cursos

Os vídeos, textos e slides com conteúdos sobre segurança da informação e a Lei Geral de Proteção de Dados são a parte central da jornada. Nesta seção o sistema apresenta os diversos conteúdos aos envolvidos com a observância das boas práticas de segurança da informação no dia a dia da organização.

Os temas dos cursos são bem variados e os materiais didáticos abordam teoria e prática de diversas questões referentes à atual legislação de proteção de dados e boas práticas de segurança na organização.

Há orientações inclusive para situações que poderiam ser consideradas corriqueiras como bloqueio de equipamentos, bom uso de senhas, descarte correto de documentos e até mesmo a organização da mesa no local de trabalho, por exemplo.

Os usuários recebem pontos ao assistirem às aulas e ao realizar os breves testes de conhecimentos ao final de cada conteúdo. Estes visam garantir que os conhecimentos apresentados foram absorvidos satisfatoriamente antes de permitir o avanço para as próximas aulas.

Hacker Rangers: Quizzes

Além dos testes simples de conhecimento aplicados logo após os conteúdos, há também a seção de Quizzes. Estes questionários possuem maior profundidade, trazem situações diferentes das apresentadas anteriormente e contam com contagem regressiva de tempo para evitar que os participantes trapaceiem durante a sua realização.

Nesta seção perguntas do tipo “pegadinha” são bastante comuns. Isso acontece para ressaltar que a desatenção é um dos maiores fatores de risco quando se trata de segurança da informação. É preciso manter-se sempre alerta para evitar golpes e armadilhas desenvolvidas por criminosos digitais que visam deliberadamente induzir os usuários ao erro.

Há atualizações semanais nos quizzes, e os usuários precisam atingir certo nível de acerto para “passar de fase” e desbloquear os próximos módulos de suas jornadas na plataforma. Desta forma é possível garantir que os colaboradores estão nivelados e alinhados com os conteúdos apresentados.

Hacker Rangers: Medalhas

Seguindo a linha da gamificação, o sistema premia os usuários com medalhas, ou badges. Estes prêmios são muito comuns em jogos de videogame e computador. São desbloqueados quando os usuários completam determinadas tarefas, relacionando-as com memes, citações de filmes, situações cômicas ou piadas com trocadilho.

Na plataforma Hacker Rangers as medalhas são alusivas ao desempenho, assiduidade, velocidade e outros parâmetros comportamentais dos participantes durante a realização do programa de treinamento e conscientização em LGPD e segurança da informação.

Cada empresa pode criar medalhas conforme sua necessidade, pois a plataforma é personalizável e permite que cada empresa adeque para a sua necessidade.

Conscienteização e Treinamento em LGPD Rastek Soluções

Hacker Rangers: Ciberatitudes

Um dos pontos mais interessantes do Hacker Rangers é a área de Ciberatitudes. Nesta seção os participantes são encorajados a colocar em prática o que aprenderam, ganhando pontos ao reportar as ações realizadas.

Além de promover a competição interna, o programa também incentiva os participantes a ajudarem-se entre si, reforçando os laços de coleguismo e colaboração para benefício mútuo e em prol da empresa.

O sistema disponibiliza Ciberatitudes nas seguintes categorias:

  • Ajudar um colega
  • Dar uma dica / sugestão / elogio
  • Praticar um ensinamento
  • Reportar risco de segurança interno
  • Reportar risco de segurança em cliente

As Ciberatitudes são apresentadas via formulário e enviadas para avaliação. Após a análise, caso a ciberatitude reportada seja relevante, o participante recebe pontos que serão somados ao ranking da competição.

Cada empresa pode personalizar as ciberatitudes conforme a sua necessidade, pois a plataforma é totalmente personalizável.

Implemente um programa de Conscientização e Treinamento em LGPD na sua empresa

Testada e aprovada no programa interno da Rastek Soluções, a plataforma Hacker Rangers está disponível a todos os interessados em realizar programas de conscientização e treinamento em LGPD e segurança da informação em suas empresas.

Sendo este um fator vital para o sucesso da adequação à nova legislação imposta pela Lei Geral de Proteção de Dados, é altamente recomendável que todas as empresas realizem programas desta natureza.

Portanto, se deseja saber mais sobre adequação à LGPD ou dar início ao seu programa interno de conscientização e treinamento em LGPD, preencha o formulário abaixo e aguarde contato de nossa equipe!

    Leia também

    A importância da Conscientização e Treinamento em Cibersegurança

    Compartilhar Post

    Deixe uma resposta

    Voltar