Microsoft Loop: integra ferramentas e aprimora colaboração

Voltar
Microsoft Loop: integração de ferramentas aprimora colaboração e produtividade
Autor: Alexandre Bertolazi Categoria: Arquivos Microsoft 365, Arquivos Migração para a Nuvem, Arquivos Serviços em Nuvem, Sem categoria Comentários: 0

Microsoft Loop: integra ferramentas e aprimora colaboração

Com o atual cenário de negócios cada vez mais competitivo e interligado, é obrigação dos empreendedores buscarem maneiras de aprimorar a colaboração, produtividade e a organização do trabalho. Neste contexto, a plataforma de colaboração online Microsoft Loop surge como uma forte candidata para integrar conteúdo, tarefas e equipes em um ambiente unificado, sincronizado e acessível em múltiplos dispositivos.

Microsoft Loop: o que é?

O Microsoft Loop propõe-se a transformar a experiência de co-criação no trabalho ao integrar equipes, conteúdo e tarefas através das diferentes ferramentas e dispositivos utilizados por cada colaborador.

E sim, eu sei: falando assim, não parece muito diferente das opções já existentes no mercado.

No entanto, a proposta do Loop diferencia-se pois visa evitar que o usuário se perca em meio às trocas de abas, documentos, planilhas, emails, chats, reuniões remotas e demais atividades comuns ao dia-a-dia do escritório.

Portanto, o objetivo principal do Loop é centralizar as ações, para que as equipes possam pensar, executar e criar juntas com menos atritos tecnológicos pelas constantes trocas de ambientes, ferramentas e plataformas.

Essencialmente, o Microsoft Loop é composto por três elementos modulares:

Microsoft Loop – Workspaces:

Os Workspaces do Microsoft Loop desempenham um papel central na organização eficiente de diferentes projetos. Os espaços colaborativos oferecem ambientes virtuais compartilhados, onde as equipes podem colaborar em iniciativas específicas.

Portanto, cada Workspace funciona como um hub centralizado. Assim, permite que os membros da equipe ajam de forma coordenada, compartilhando informações e acompanhando o progresso das tarefas e do projeto como um todo de maneira transparente e sincronizada.

A possibilidade de criar um Workspace para cada projeto dentro do Microsoft Loop possibilita uma abordagem organizada e focada, fazendo com que documentos, tarefas e comunicações relacionados a cada projeto estejam centralizados e acessíveis a todos os envolvidos em qualquer dispositivo que utilizem.

Essa estrutura facilita a gestão simultânea de múltiplos projetos, promovendo uma colaboração eficaz. Além disso, garante que cada equipe mantenha uma visão geral do projeto e faça a autogestão e micro gerenciamento das tarefas específicas de seu escopo de trabalho.

Aliás, uma das facilidades da ferramenta é que, ao iniciar um novo Workspace para um projeto, o Microsoft Loop, potencializado por sua inteligência artificial embutida, inicia as pesquisas para o usuário e traz à tela inicial do projeto documentos que sejam possivelmente relevantes para ao projeto recém criado.

Os Workspaces do Microsoft Loop proporcionam uma solução integrada para a gestão intuitiva de projetos, facilitando e contribuindo para a eficácia operacional das equipes e do negócio como um todo.

Microsoft Loops – Páginas

Talvez a melhor forma de descrever o conceito das Páginas do Microsoft Loop seja “uma tela de pintura ainda em branco”.

Elas são a materialização de uma nova abordagem para a criação e organização de conteúdo colaborativo.

As Páginas são espaços flexíveis e dinâmicos, onde as equipes podem criar documentos, planilhas, apresentações e notas de reuniões de forma colaborativa e em tempo real.

Com a capacidade de agregar diferentes tipos de blocos de conteúdo, as Páginas tornam-se ambientes completamente versáteis, que permitem e incentivam a expressão criativa, a articulação e a troca de ideias entre a equipe.

Afinal, com as Páginas, os colaboradores podem interagir com cada novo bloco de conteúdo adicionado, reagindo com curtidas, comentários ou agregando novas ideias ao brainstorming coletivo.

Os usuários podem integrar texto, imagens, gráficos e o que mais for necessário ao projeto às páginas, permitindo uma comunicação rica e visualmente envolvente.

A natureza interativa das Páginas incentiva a participação ativa dos membros da equipe, promovendo uma colaboração eficaz através das notificações e sincronizações automáticas.

Além disso, compartilhar e acessar Páginas em Workspaces específicos é uma tarefa simples e fácil, o que contribui para uma gestão organizada do conteúdo.

As notificações das Páginas podem ser ativadas e desativadas de acordo com a necessidade. Assim, permite que o usuário mantenha sempre o foco na tarefa de maior prioridade no momento.

E seguindo a linha de todos os novos produtos da Microsoft, o Loop também está integrado ao Copilot, ferramenta de inteligência artificial potencializada pela plataforma ChatGPT. Assim, é possível pedir ajuda e sugestões à IA em caso de bloqueio criativo para planejar ou criar o que quer que seja.

Microsoft Loops – Componentes:

Os Componentes do Microsoft Loop são a espinha dorsal e a verdadeira inovação desta poderosa ferramenta. Os Componentes são blocos modulares, versáteis e compartilháveis, que possibilitam a construção de documentos, planilhas, apresentações e notas de reuniões de maneira fluida e eficaz.

Os blocos do Loop mantém-se sincronizados e são atualizados em tempo real em qualquer ferramenta Microsoft onde sejam compartilhados. Assim, permitem que as equipes ajam de forma coordenada, proporcionando a capacidade de ação simultânea independentemente da localização física dos membros da equipe.

Ao integrar funcionalidades como texto, tabelas, gráficos e outros elementos multimídia, os Componentes oferecem uma série de recursos e ferramentas para expressar ideias de maneira abrangente.

Além disso, como os blocos são sincronizados e atualizados em todas as plataformas, não importa se você o recebeu via chat, e-mail ou anexado dentro de um documento de texto ou planilha: o Componente estará sincronizado e atualizado com as edições mais recentes e refletindo o status atual do avanço do trabalho.

É possível criar Componentes com listas, tabelas, notas (e muitos tipos mais!) e manter sob controle sobre onde estes Componentes estão compartilhados e quais usuários têm acesso a eles.

Principais diferenciais do Microsoft Loop

O Loop tem como objetivo facilitar a cooperação entre equipes, independentemente da localização física. Porém, já existem diversas ferramentas concorrentes no mercado que abordam o mesmo problema.

No entanto, a ferramenta tem muito a oferecer às empresas por conta da mudança na filosofia do fluxo de trabalho centralizado, com cards atualizáveis dos documentos relacionados a cada projeto sincronizados em tempo real entre todos os participantes e colaboradores.

Assim, o Loop dá acesso à múltiplas ferramentas e informações com facilidade, permitindo tanto aos colaboradores quanto aos gestores acompanharem o avanço dos trabalhos.

Dessa forma, o Loop otimiza a eficiência das equipes, poupa tempo e recursos dos colaboradores e da empresa e, com uma ajudinha da Inteligência Artificial, ainda ajuda a diminuir o tempo de bloqueio criativo a que todos estamos sujeitos no início de um novo projeto ou documento.

Outro aspecto que agrega muito valor ao Microsoft Loop é a organização. Certamente você já teve acesso a ambientes em nuvens com pastas e mais pastas desordenadas e arquivos armazenados de qualquer jeito que acabam dificultando que os encontremos quando precisamos deles. O Loop, com auxílio da IA, auxilia na gestão eficaz do conteúdo e do andamento das tarefas, permitindo aos gestores manter o controle geral das atividades e tomar decisões informadas de acordo com o ritmo de avanço de cada projeto.

Como o Microsoft Loop pode transformar a colaboração na sua empresa

Um dos principais diferenciais do Microsoft Loop está na facilidade de organização e sincronização dos documentos e tarefas entre as diferentes plataformas utilizadas pelos colaboradores no fluxo de trabalho.

As ferramentas disponíveis hoje no mercado também oferecem armazenamento em nuvem, edição colaborativa e a facilidade de utilizar dispositivos remotos para trabalhar fora do escritório.

No entanto, ao utilizar essas soluções o usuário tem a sensação de estar utilizando um servidor remoto antigo, com acesso a pastas e documentos “tradicionais”, sem grande interação colaborativa ou assessoria de inteligência artificial.

O CEO, DPO e Security Awareness Officer da Rastek Soluções, Juarez Fortes, gravou um vídeo curto apresentando cinco vantagens que o Microsoft Loop traz para a sua empresa. Confira:

Copilot facilita organização e acelera processos criativos

Esse “processo engessado” das plataformas de nuvem com o modelo tradicional de sistema operacional de “arquivos guardados em pastas” é bastante contra intuitivo.

Afinal, cada empresa tem sua própria sistemática de nomenclatura de arquivos e distribuição destes em pastas de acesso coletivo.

O Microsoft Loop, potencializado pela inteligência artificial Copilot, quebra esta lógica entregando o “trabalho duro”de pesquisa e sincronização dos arquivos para a IA.

Assim, os colaboradores ficam livres para pensar, planejar e executar suas atividades essenciais, enquanto a inteligência artificial se ocupa de organizar o trabalho criativo em todos os ambientes e plataformas, bem como disparar notificações para os envolvidos no projeto.

Além disso, o sistema mantém registros automáticos do avanço das atividades e micro tarefas. Dessa forma, permite aos gestores que acompanhem e controlem o desenrolar das atividades reduzindo e otimizando as famigeradas reuniões de alinhamento.

Produza mais e melhor com o Microsoft Loop

  1. Documentos Colaborativos: Possibilidade de colaboração simultânea em documentos importantes, como propostas e relatórios;
  2. Gestão de Projetos:Crie espaços de trabalho compartilhados para projetos, promovendo a colaboração, compartilhamento de informações e monitoramento do progresso;
  3. Reuniões Eficazes: Utilize o Loop para criar notas de reuniões colaborativas, garantindo compreensão abrangente das decisões tomadas durante as reuniões.

Microsoft Loop atende aos mais diversos nichos de mercado

O Loop é o ápice da evolução da série de ferramentas de escritório que vem sendo lançadas pela Microsoft desde o pacote Office apresentado nos anos 90.

De lá pra cá, muita coisa mudou na forma como o trabalho em equipe é realizado.

Afinal, com mais de 30 anos de experiência em apoiar empresas e indústrias, as funcionalidades desenvolvidas para o Microsoft Loop podem atender a um amplo escopo de atividades dos mais variados nichos.

Abaixo, alguns exemplos de como o Loop pode ser utilizado nos diferentes segmentos:

Escritórios de Advocacia: Colaboração em documentos jurídicos, gestão de casos e reuniões eficientes.

Escolas:Facilitação da comunicação entre professores, colaboração em planos de aula e organização de eventos escolares.

Concessionárias de Automóveis: Gestão eficiente de vendas, colaboração em campanhas de marketing e acompanhamento de metas de vendas.

Associações Profissionais: Colaboração em projetos, gerenciamento de eventos e comunicação interna aprimorada.

Escritórios de Arquitetura e Engenharia: Colaboração em projetos de design, gestão de tarefas e reuniões para revisão de projetos.

Aprendendo o básico do Microsoft Loop

 

Para implementar o Microsoft Loop em sua empresa, é necessário possuir uma uma assinatura do Microsoft 365 para acessá-lo via Microsoft Teams, OneNote ou diretamente no site do Microsoft Loop.

Aliás, a própria Microsoft disponibiliza recursos de treinamento e suporte para facilitar a integração.

Conte com a Rastek Soluções para extrair o máximo do Microsoft Loop

O Microsoft Loop destaca-se como uma ferramenta versátil, capaz de aprimorar a colaboração, produtividade e organização para empreendedores dos mais diversos setores.

Considere migrar sua operação para o Microsoft 365 for Business para impulsionar a eficiência operacional de sua empresa.

A Rastek Soluções tem mais de 15 anos de experiência no mercado de Gestão de TI e Inovação. Possui um amplo quadro de cases de sucesso em gestão de TI corporativa, migração para nuvem e otimização de processos de trabalho remoto.

Portanto, se a sua empresa está em busca de um parceiro sólido e com a expertise necessária para ajudar o seu negócio neste momento crucial de transição digital, basta preencher o formulário abaixo e aguardar o contato de nossos especialistas.

     

    Leia também

    Microsoft 365 facilita a conformidade com a LGPD

    Compartilhar Post

    Deixe uma resposta

    Voltar